REZO: BABA OTURA MEJI IFA NI NI Ipako AWO Ipako ADIFAFUN LALA SALA SALA MALEKUN MALEKUN OLORUN NANGARE INA TUTO FELEYO OSARA OLORUN Arerê Arerê INA TUTU KAKAFENA MOFOYU OBA NI NI Ipako KEKE Ipako ADIFAFUN IMALE.
SUYERE: "ALALADE IFA IFA ALALADE IMALE TIWA WA WA AWO TIWA IMALE".
Nascidos neste ODU:
1. Nascido: A raça humana.
2. "Cegueira.
3. "Implorando.
4. "igualdade.
5. "Paternidade.
6. "artilharia.
7. "O rifle.
8. "Sabendo, e que a inteligência será capturada através dos neurônios cerebrais.
9. "aves canoras.
10. "leguminosas.
11. "Os Mameyes.
12. "O fluxo.
13. "A mastoidite e parassimpático.
14- "apo (saco de viagem Awo).
15. "viciados em drogas.
16. "O ruído ou barulho do mar.
17. "Os seres humanos vestir.
18. "Esquilo e chumbo.
19. "O golpe de Estado à antiguidade.
20.- "O Nangareo na terra iorubá.
21. Eles nasceram: Disputas.
22. "Segredos das raízes e ramos de árvores.
23. "civilizações primitivas.
24.- aqui: Dead trabalhava à noite.
25.- "abandono Marca e negligência.
26.- "As pessoas ficaram sem rumo.
27.- "marca a passagem da humanidade na Terra.
28. "O homem dominado todos os animais.
29. "O corpo sem alma anda.
30. "Oyu foi perseguido.
31.- aqui: Branco Ifa tinha antes negros.
32.- "Olofin deixou a caminhada morro e fechou.
33. "Cristo era o jantar.
34.- "Ele começou a olhar sobre o tapete.
35.- "ele estava adivinhado para o amendoim.
36. "Você poderia dizer no Céu Baba Imalé.
37.- ": o caminho para a riqueza foi inaugurada.
38.- "ele estava adivinhado para o homem branco.
39.- "ele estava adivinhado a verdade ea falsidade.
DESCRIÇÃO DO ODU:
BABA OTURA MEJI é o mestre da ordem de Ifá Odu # 13.
Este Odu significa paz de espírito e liberdade de ansiedade. Os filhos deste Ifa, são suaves e moderados em caráter. É um Odu de sucesso nos negócios de compra e venda. Exu é importante para apaziguar constantemente porque ele pode ser traído.
Este Odu significa paz de espírito e liberdade de ansiedade. Os filhos deste Ifa, são suaves e moderados em caráter. É um Odu de sucesso nos negócios de compra e venda. Exu é importante para apaziguar constantemente porque ele pode ser traído.
Os filhos deste ODU devem aprender a usar o tempo para descansar e não dissipar a energia em atividades que podem levar a colapso físico ou nervoso.
Quando saí este ODU; Ifa diz que o cliente tem muitos inimigos que podem tornar-se pessoa imprudente. na mesma forma ele é pobre, não tenho esposa, e não relacionamento familiar.
Ele deve ser encorajado a fazer o mais rapidamente possível fazer o sacrifício a Ogun, Yemanja e IFA, para que possa vencer seus inimigos, para ganhar dinheiro e finalmente ter uma esposa e filhos.
- Este Odu é do sexo masculino, filho de Añashé e tene.
- O dia da semana:. Akoke (quinta-feira Planeta do Ruling Erin (Júpiter) do metal :.
- Tin se vestir Cor: Vermelho.
- Por este Ifa: Representa metade do corpo do inimigo.
- Significa: Renascimento.
- Ele indica a ideia de desunião.
- Cativeiro é na Terra e no felicidade no céu.
A pessoa deste governada por este odu fala demais, como resultado traz-lhe muitos inimigos e se mete em problemas.
- Aqui nasceram a raças humanas, cegueira, implorando (condição ou estado de mendigo) contesta que, igualdade, fraternidade, artilharia, arma, chumbo, aves canoras, legumes, mamey, o parou, pessoas Haussa, mastoidite (inflamação do processo mastoidea do osso temporal), o sistema nervoso parassimpático (autonômica consiste da parte craniana do vago é a porção mais significativa e a parte de cabo: fibras simpáticas da raiz dorsal da medula espinal e seus núcleos, entre o corno anterior e substcia gelatinosa), ruído ou bramido do mar, o humano curativo, esquilo.
Neste Odu falam todas as cores, de preferência azul e branco.
Aqui você deve usar boné branco e no centro deste sol amarelo.
Neste Odu falam o seguinte Orishas: Exu, Oduduwa, Obatalá AYALGUNA, SHANGO, O IBEJIS, OYA, Ogun, Olodumare, OLOKUN, ALA BABA Imole EGUN, IKU, ORISHAOKO.
É proibido comer: coelho, galo, tartaruga, milho assado, inhame, carne de porco, caranguejo, polvo, presunto de porco, frango.
- É proibido fumar e ingerir bebidas alcoólicas, tingir o cabelo e corta-mulheres.
- Neste Odu não pode ser indisciplinado, porque os inimigos conseguem derruba-lo.
- Com o descanso da mente supera todos os inimigos.
- É um odu IFA de vida curta. Você deve estar fazendo Ebo.
- Ele deve ser sacrificado para a Terra.
- Esta marca Odu negligência e abandono em relação a todo o indivíduo.
- Aqui teve lugar a ceia Cristo, porque representa um Ifa de traição.
Aqui era quando as pessoas andavam sem rumo, os de cima desceram e os de baixo subiram, até que veio SHANGO e parou, para todos aqueles que os pegou e alí ficaram. de Baixo e para cima, aqueles que vêm e vão e vão e vem. Ele fala de oscilações de dia e de noite.
Para este Odu deve ser recebido OLOKUN e Oduduwá.
Este foi onde a tribo do Allah-Imole não acredito em santos, apenas adoravam o Sol (Olorun), Terra (Aiyê) e Egun (seu falecido)
- Aqui nasceram os segredos das raízes e ramos de árvores.
- Eles nasceram civilizações primitivas.
- Esta marca Ifa: "A passagem da humanidade na Terra".
- Ele nasceu aqui e sei que a inteligência é capturado através de neurônios do cérebro.
- Este era o lugar onde os homens dominavam outros animais e eles tiveram que aceitá-lo como rei da criação, de modo que este Odu chamado de "Pai da Vida".
- Marca: Obatalá nunca deixa seus filhos sem comida.
- Este Odu por Iku: A pessoa não está livre da morte e se é por desobediência, mais rápido poderá morrer.
- Aqui o corpo sem alma anda.
- Só SHANGO promete salvá-lo, é como uma pessoa é salva.
- Este Odu indica a pureza das mulheres. alto lugar na Terra.
- A raiva dos homens.
- O sacrifício de viver entre os animais selvagens.
- Morre de doença.
- O lucro por viagem.
BABA OTURA MEJI, É um ODU de saudações, reverências e sabedoria, é o que está mais próximo OLOFIN, mas por ser caprichoso e orgulhoso, perdeu a cabeça e tornou-se um monstro que a todos lhes dá náuseas.
Os filhos deste Ifa, são mafiosos caprichosos, orgulhosos e violentos, e possui moderado força de caráter e por isso são que são perdidos. Eles têm o defeito de falar em demasiado.
Sua língua e bebidas alcoólicas são seus inimigos e não tão difícil o seu orgulho e capricho são piores.
Eles têm delírios de sabedoria e imaginam que tudo o que dizem é a verdade absoluta, como envio e Sua vontade seja feita. Eles não se casam, ou se casam mais não gostam de ninguém, pois acreditam que não há ninguém que vem com seus desejos e formas.
Esta frase Odu: "Obrigado o bem que você faz e nunca esquecer os que o ajudaram os seus problemas." Os filhos deste Ifa são suspeitos e não acredito que alguém grito de orgulho ou crosta. Eles não devem usar roupas listradas, como cuidar de cabeça e de estômago, por causa dos nervos podem ser perdidos.
Este Odu para querer viver na condição de sábio na Terra, auto-destruído e separado do presente de sexto sentido. Quando este Odu veio à Terra foi obediente e tomou o caminho certo, então ele é dito: "IFA IMALE". Então capitulou (falhou em suas funções ou no início) e tomou o caminho do mal. Por isso, é que as filhos deste Odu é aconselhável, nunca tente viver a OSSOBO deste Ifa pois é mau.
Para este Odu é dado Jutía para ORUNMILA.
Aqui temos de ser paciente para que ele possa governar e obter tudo o que deseja neste mundo, e por isso pode se livrar de seus inimigos.
A pessoa com este Odu, deve ser ir para casa e se você tiver paciência não têm casa ou dinheiro ou acompanhantes, nem que governam.
SÃO Obatalá está testando a paciência do povo antes de dar fortuna.
Estas são as palavras ou o sentido da frase.
"Abala MALEKUN MALEKUN SALA MA Alaji Alaji KUBURU ALAFIA ALAFIA".
Esta é a Ifa com Orunmila tomou a Imalé quando descer do céu pela cadeia para roubar, e eu não podia comer ou levá-la, destruí-la e, em seguida, volta-se para o céu, pela mesma cadeia.
Obatalá fui para uma caminhada e Loma bloqueou seu caminho e fez ORUNMILA Ebo eo livrou dessa dificuldade. Portanto, neste Odu deve ser EBO para abrir as estradas. Aqui Exu vai colocar duas facas, dois lotes que pertence.
Para este Odu não fez nada sobre religião na companhia de ninguém, porque você perde, porque então aqueles fará concorrência. Macacos têm também proíbe a casa.
Aqui URUNMILA foi perseguido por seus inimigos. Neste brancos Odu Ifa que tinham antes de negros e jogou a perder uma guerra.
Aqui, ele alimenta o telhado da casa (Babawa) com uma cabaça de Sara-EKO, escala prodigiosa e grama, coberta com um pano vermelho, sete dias boot.
Aqui a pessoa a encontrar uma fortuna que trará questão de justiça e será como um ladrão. Você também deve ter o cuidado de roubo. Aqui é proibido de colocar suas mãos em sua cabeça. Ele vai cuidar do fogo. você não pode salvar nada de ninguém em casa, para evitar problemas de justiça.
SHANGO aqui é como o pai real. A desobediência é pago com a morte. Deve receber ORISHAOKO.
Apo ele nasceu aqui, o saco usando as awoses para viajar. Também nascido em Nangareo que é feito antes de fazer uma Ita.
NANGAREO: SHANGO descobriu o Nangareo em OTURA MEJI em Imalé terra e foi anunciado na religião iorubá na Odu ODI MEJI. Isso é para dar conta com os mais altos divindades do universo. Dentro dessas divindades supremas é Egun É por isso que esse dia não é dado a Egun Obi Tuto Omi, porque ele está percebendo. O Nangareo é realizada quando existe um Ita, dando Obi Tuto Omi.
Sua preparação é: Ingredientes: Uma grande Jicara com Sarao-EKO, farinha cozida de milho, açúcar, mel, aguardente, deixa sempre viva, manteiga de cacau. Ver diagrama no final.
Ifa o AWO OTURA MEJI transporta em cada lado, 8 pedras, que no total são 16 pedras. O Awo que tem este Ifa Odu não deve dar os homens brancos.
Quando este Odu aparece na adivinhação okpele ou uma queda na ORUNMILA, você deve estar ciente de que a pessoa: Você deve ter muita paciência para chegar ao fundo das coisas que você quer fazer.
Para este Odu Ifa deve ser feita e sacrificar um galo, pano branco, vários tipos de feijão, um rolamento de duas Jicotea e um feixe de lenha para sua fortuna a florescer, sem dúvida.
Você não pode beber bebidas alcoólicas, falar sobre viagens: muitas vezes sacrificar uma cabra para Exu.
Quando este Odu aparece em Igbodun na cerimônia de iniciação deveria dizer: Você deve sacrificar quatro galinhas, quatro galos, quatro pombos e quatro caracóis em uma caverna, então você pode multiplicar na terra e se envolver na prática de Ifa.
Você deve sacrificar um carneiro seu Ifa, uma cabra de Exu e uma armadilha, para que depois de ter vários filhos, seus irmãos e irmãs não voltará para destruí-lo. Aqui não comer amendoim.
Quando este Odu vem na Igbodun, deve rapidamente preparar o santuário de Exu e sacrifício de uma cabra e ele deve alertar os iniciados, que não devem beber mais bebida alcoólica, será a causa de sua impotência.
Ele também irá dizer-lhe que os problemas financeiros sentidos são para abandonar SHANGO e deve alimentá-la. Você também deve sacrificar uma cabra para Exu, um galo, e uma cadeia de facão, a fim de salvar a sua casa do perigo iminente de guerra.
Para este Odu devemos sempre dizer a verdade, mesmo que seja lento e fraco, no final sempre triunfará.
Para descobrir a riqueza deste Odu, você deve sacrificar um galo, um facão, vestido, um rolamento, um feixe de lenha duas jicoteas, uma cabra de Exu e para alimentar OLOKUN.
Para evitar perder o seu dinheiro em uma viagem, você deve sacrificar: um facão, uma Jicotea e uma estaca.
Em uma visão comum que são aconselhados a consulta, que deve fazer oferendas aos seus antepassados: inhame moído, e um galo para Exu.
Este Odu prevê que Babalawos não deve usar a arte da adivinhação para buscar a riqueza pessoal, pois a morte virá entre ele e encontrar este. Ele também descreve a pessoa barco Babalawo em casa está comprometida.
Quando este Odu aparece para uma mulher deve ser aconselhada a não ser curioso, porque ele vai trazer a morte, ela deve sacrificar ofrendar em uma panela de barro, pano branco, duas galinhas brancas, no meio da floresta.
Para uma pessoa que quer começar uma nova empresa, relacionadas com a agricultura, é necessário sacrificar vários inhame moído, conhaque, óleo de palma e um galo para Egun ao pé de uma árvore frondosa.
Este Odu prenuncia dificuldades e obstáculos para evitar, deve oferecer ao pé de uma colina ou grande sacrifício que consiste rocha: A Jutía Ifa, um galo a Exu e dinheiro, e depósito
animais no local.
Este Odu prenuncia roubo e perda, para que você deve sacrificar uma oferta ao Egun: alimentos cozidos, um galo, corda, facão, no lugar de seus antepassados.
também aconselhável que você não deve servir como um mensageiro ou para executar recados, a graça divina que têm dado não pode dá-lo afastado. Este Odu proíbe a ganância e ambição, também não deve fazer grandes esforços físicos, problemas de ataque cardíaco fulminante.
Doenças que afligem os filhos deste Odu BABA OTURA MEJI São:
Perda de sexto sentido (intuição), é usado trastocado sexo, cegueira, hanseníase, varicela, dores de cabeça, mastoidite, problemas condição parassimpático pelo envelhecimento, ele pode estourar uma artéria, infarto maciço.
Plantas odu Baba Otura Meji: Acácia, trevo, mamey, farolito, amendoim, inhame, aroma amarelo.
lepra: doença infecciosa crónica peletizado brushy, produzido por Mycobacterium leprae, caracterizada por lesões na pele, os nervos e vísceras, com anestesia local, ulceração e variedade trópico de aulas. É endêmica em alguns países e após um longo curso, geralmente termina em morte.
Existem vários tipos de lepra tuberculosa, Abba, anestésico, árabes, asturianos, crustáceo, cruzados e Lazarina.
varicela: Febril doenças infecciosas, exantemática, muitas vezes epidemia, geralmente benigna própria infância, caracterizada por febre e erupção cutânea em grupos de pápulas, que se tornam seco, sem bolhas que vaza e não deixar nenhuma cicatriz. A doença dura cerca de uma semana e não tem nenhuma relação com a varíola, mas sua aparência.
sífilis: Doença crónica, infecciosa endémica especificado, causada por Treponema pallidum, adquirida pela transmissão e herdado pelo.
De acordo com o período de sífilis, em que os sintomas gerais que reivindicam invasão dos manifestos organismo, começa dentro de três meses após o início do cancro e é caracterizada por febre, erupções, vários roséola, sifilítica, cloro anemia, irite, e alopecia cefálica, dor nas articulações e osteoscopos violento. mastoidite: processos inflamatórios mastóideas. parassimpático:
Aplica-se à parte do sistema nervoso autónomo, que consiste da parte craniana (do vago é a parte mais importante) e a parte de cabo (Sheets simpáticos raiz dorsal da medula espinal e seus núcleos, entre o corpo frontal e a substância gelatinosa. o sistema parassimpático desenvolve historicamente como uma parte adicional e que os seus centros estão localizados não só na espinal medula, mas também no cérebro. centro do sistema inclui uma porção de cabeça e outro da coluna vertebral ou do sacro .
Estes centros começando a fibras eferentes da raiz dorsal causando vasodilatação, a inibição da secreção de suor e travão contracção de músculos tronco cabelo liso e nos membros.
OBRAS DE BABA OTURA MEJI ODU.
Alterar trabalho para a cabeça doente.
escala bonita, um lenço branco, cabelo da pessoa, um pedaço de pano branco dois
galinhas brancas seis caracóis (dilogunes), uma bola de lama, um monte de dinheiro.
bola de lama é moldado com a figura de um homem cabeça humana, mulher ou criança, conforme o caso é colocado cabelo e 6 caracóis aparecendo olhos, nariz, boca e orelhas; Ele é colocado sobre o pano branco e dadas as duas galinhas brancas chamando Opariko, cobertos de penas e cobertos com o mesmo pano branco, despejando os quatro pontos acima.
Em uma placa de madeira pintada OTURA MEJI, coberto com palha e faz uma patética e colocá-lo sob a cabeceira dos doentes dias que marcam Ifa. Os corpos de galinhas são torrados e levado para o cemitério.
Alterar cabeça.
Uma cabra, um branco guiné nove codornizes nove jardas de pano de cores diferentes, palmiche vassoura, casa terra nove espadas de madeira nove pratos coloridos nove milho assado nove cocos nove ovos galinhas, um pedaço de tensão de banana em tecidos ou de vestuário pessoa, nove velas, 24 pombas brancas (Oduduwá oito para oito para Obatalá, e oito para os mortos.
Ele limpa os doentes com tudo isso orando OTURA MEJI depois de colocar um pacote de todos os 19 moedas de cinco centavos e amarrado com pinos é feita.
Branco Guiné-lo morto, como se Oparaldo fora e mandadero são pagos $ 5,25.
Os nove placas são preenchidos com fufu abóbora e Guagui malanga.
EBO é feito com outros itens antes de Obatalá.
Chiva é dado a OYA, para satisfazê-la pela traição que fez nove pratos com fufu abóbora e Guagui malanga e depois fez Itá com Oya. Codornas são dadas, a colocação de um pilão Oya, por isso não se sentir afetado e coberto com lenços e nove jardas de cores de tecido, nos dias indicados.
Para este Odu é dado para comer as doze Apóstolos, com um lençol branco, Akara Bibo, farinha, carne de carneiro e peles.
Este Ifa usa uma pedra preta em uma panela elétrica e vive em frente de Ifa. Venha pomba.
Por roubo:
a cabeça de um fio de cabelo do rato e gato é pego. cabelo do gato, representando a polícia, a cabeça de rato representando os mouros ladrão; está riscando sete fios de cores diferentes, ora na placa, e você alimenta um galo sobre SHANGO que é polícia.
Para se livrar da polícia:
Abrange SHANGO com folhas e Canutillo roxo caimito barata ou grama. Ebo é feito com isso e um pau vermelho, que é dado a SHANGO e EBO EBO sua cabeça.
Após sete dias, as plantas são retiradas Xangô e rejeição na porta ou no canto de uma prisão.
Para resolver situações:
A Exu você colocar uma cabaça com Sara-EKO, um de SHANGO e atrás da porta da frente.
uma panela de barro é retirado, ele abre nove buracos, pintadas de branco (escala) e lançados sete pedras, 7 cabeças (que são maravilha), uma mão e um choque Ikinis Ceiba semeada.
Ao pé de uma moita de bananeira um facão, conjuntos de carne, e chama Eguns (guia espiritual, proteção espiritual e familiar falecido) e dado três pombos.
Ela coloca SHANGO no meio do pátio e dado um Jicotea e um galo. um Jicotea é capturado e foi atirado para o atiponlá grama e boca capim-colchão, mas antes que ele introduz uma garabatito na boca para fazê-la com raiva e mordida e, assim, liberar o axé e com que monta um inshe-Osanyin.
Para qualquer coisa ruim.
Banana guiné, rio areia, guiné pimenta e regadas à porta é esmagado.
Trabalhar para mulheres grávidas.
uma perna de carneiro Você toma e cortado em sete pedaços e cozido bem temperado. Ela coloca um pedaço de Olofin em uma placa branca, que é feita para cima e você está demitido duas velas. Ela coloca uma peça dedicada a Oduduwá igualmente. Um pedaço Ogun, e outra mãe Egun se falecido, se estivesse vivo, essa peça é colocada em OSHUN. Um pedaço de ORUNMILA, um pedaço Xangô. A sétima peça é colocada para Yemaja. Cada Santo para colocar uma peça é contada: "Eu coloquei esta oferta para a vida assim e assim e a criatura que traz para o mundo.
Para evitar danos mulheres você pode fazer Otura Meji.
um caranguejo terra recheadas (Ilekán) é feita, você coloca seu cabelo e unhas, colocado em uma caixa forrada de tecidos 7 cores, e é realizada no sopé de um grupo de Iroko ou Ceiba.
Inshe-Osanyin.
Iyefá de Odu, macaco cabelo, cabeça galo e Jicotea de Xangô, 3 pimentas-da-índia, óleo de palma, Jutía e peixe fumado. Tudo é envolto em pano vermelho e top de couro com Ti-gre.
Proteção contra os inimigos (Arayes) um inshe-Osanyin está montado dentro de um saco que fica por trás da porta da casa. Crin três cavalos diferentes três setas prata, ERU, obi, cola, obi motiwao um korokoto caracol. Este come um pau.
Eles pararam de trabalhar.
No chão de cimento um Atena Egun ou pintado sobre um pano preto se na terra fica acima de 9 bits de coco mergulhado em óleo de palma e de pimenta em cada um deles. uma corda a partir de um lado ao outro da parede ibo-Egun, atenua e pendurada por uma corda ou uma torneira é sacrificado 3 pombos estão vinculados. aguardente é soprado e deixada 7 dias e é transportado para o seu destino.
Na casa que este trabalho é feito deve ser colocado sobre o telhado de uma cabaça com Sara-EKO e grama prodigiosa coberto com pano vermelho sobre uma base de areia do mar ou cinza ou farinha crua, este ORUNMILA é solicitado o sétimo dia é boot.
Osanyin de Otura-Meji.
Moruro uma vara squiggle ou alterações de voz, você remover todas as cascas e corte invertida, de modo que o rabisco em forma de V é para cima. No fundo você vai amarrar uma inshe-Osanyin, que é montado em uma concha para que corta a base para encasquillarlo, depois de carregar com: pó de caracol, terra agarrando-se a 12 dias cemitério e 12 noite, uma cinza de cedro frente Hutia pó cruz, a concha é acusado de: cabeça de galo, Jicotea, Tiñosa, banana, pombo. ero, obi, kola, obi motiwao, anun, osun naború, Aira, 21 ternos fortes (maravilha). No fundo ele recebe um tripé de madeira ou ferro para pará-lo.
Um dos extremidade superior do V, você tem cinco diferentes penas de aves: Tiñosa, banana, pombo, galo, codorna. A outra extremidade, ele coloca um sino, que é o que adverte. Toda a vara está alinhada em contas nos OSHAS a tomar. Também carga concha: Tiñosa pó, coruja, pombo e bananas.
DISSE IFÁ:
Que você. É o filho de Xangô, e ELE TE persegue.-VOCÊ. vai encontrar uma fortuna, mas ao mesmo tempo pode ser encontrada nele MESS JUSTIÇA candela Tenha cuidado e não vá para a roubar.-não tomar qualquer coisa que é tapado.- você. você tem muitos pesos no topo .- não coloque as mãos na cabeça por nada.-VOCÊ. É muito pobre e se você trazer algo não tomar para mantê-lo, porque ele pode trazer confusão de justiça, e pode passar pela verdadeira ladrão.-Não confie em niguém.-velho nem prieto.-chapéu que veste. tem problemas com sua irmãos.- não fazem favores que você pode perder a cabeça .. tem que fazer Ifá.-Consulte SHANGO que é o que quier.-Tenha cuidado para não dar-lhe uma coisa e depois dizem que é não é seu. - as pessoas que navegam no momento em que bebem come.-alcoolico.- não levá-lo dormir mucho.-Haga ebo e você vai ver que tudo será felicidade.- não se abandonado.-VOCÊ ... tem um grande inimigo que é mayombero, é um gambao.- velho Seu corpo caminha sem soul.- você. deve tomar o caminho certo e deixar a estrada evil.-tem que ser paciente para que você possa governar e obter tudo que você quer neste mundo.-. deve ser ir para casa e se não for paciente não terá em casa, sem dinheiro, sem acompanhante ou gobernar.-lo que vão tentar dar-lhe um fortuna.- você. tem dinheiro escondido em uma gaveta envolto em roupas, fazer Ebo. Você. Não pode ter macacos em casa.- você. Você não pode intimidar, porque os inimigos tentarão tumbarlo.-Ud. demasiado.- você não deve falar com resto da mente, irá superar suas enemies.-Não ser caprichoso ou o orgulho de não perder a cabeça. Obrigado e boa que eles não se esqueça que ayudó.-No usar roupas COLORIDAS.-VOCÊ. você deve cuidar da cabeça e estômago e nervos muito cuidado.
PROVÉRBIOS OTURA-MEJI ODU.
1.-Se você dá para salvar, para pedir-lhe ficar.
2. Não viva com as necessidades, quando a casa de um sacerdote de Ifá é compartilhada.
3. A riqueza e abundância não pode me cegar.
4. Não jogue um sacerdote de Ifá na casa.
5. Entre o Céu ea Terra existem cabos que não pode olhar.
6. A infância é diferente de velhice.
7. A bebida é a causa de meu desespero.
8. O que você quer, se é verdade, nunca abandonou.
9. O pico que serve a ave para comer, serve para fazer o seu ninho.
10. A Sun não pode pegar a lua.
11. O mundo é uma terra estranha, o Céu é a casa.
12.- só tem a felicidade que temos dado. não
13.- Um árabe não adoram outro árabe.
14.- trabalhar com índigo, ela pintou roupas.
15.- Olodumare é muito grande.
16. Retire a penas da cauda Papagaio e eles nasceram de novo.
17. É tarde, não estão olhando, não acreditam em nós.
18. O homem é o rei dos animais.
19. Mentir não dispensa de se tornar rico. Quebrando convênios não alivia um de alcançar a velhice. Mas o dia do sono, não esperamos problemas lá.
ODU Exu OTURA MEJI.
Exu AGOGO.
Este Exu é os presidentes horas mudança do dia e da noite.
Carga: Ero, obi, Kola terra dos quatro cantos, recolhidos em doze horas e doze horas, caranguejo caverna terra com cinzas, quatro varas de Exu, ervas Exu (perguntar primeiro) mercúrio godsend seis peônias, sementes de oliva, sementes maravilha, dia dez de raiz, de cabeça Jicotea, cabeça francelho. Na preparação dá um pássaro, chamado Aparecido de San Diego, e depois lavou-se.
Um dia antes de entregar é dado um pequeno pintinho, às sete horas; um galo de doze horas; uma pomba às sete da noite e uma pequena garota em doze horas.
Ele vai colocar a carga de base de Eshus.
Exu Awala BOMA.
pó Diz-se que este Exu desceu como uma estrela brilhante ao Ceiba, brinca com os sinais do nascimento de cada Babalawo, Deus é derramado (Iyefá) para completar a carga secreta.
uma vara de Ceiba Você toma, é perfurado através do centro e colocado em uma panela elétrica. Ele é carregado: Ero, obi, Kola, osun naború, Jutía e peixe fumado, escala e cimentado no orifício na panela. Ele pediu uma cabeça superior com a sua coroa e dois caracóis olho.
A boca é decorada com esferas de Exu, o tronco é decorado incrustándole vinte caracóis.
Ele vai colocar a carga de base de Exu.
NANGAREO.
Ingredientes: Dipper grande com Sarao-EKO, cozido de milho farinha, açúcar, mel, aguardente, deixa sempre viva, manteiga de cacau.
cesta Médio. pano vermelho 1 m. x 1 m. areia do mar. Coco.
menina Jicara para Moyuba.
Jicara garota para levar Sarao-EKO.
Orden.-
1- Obi Omi Tuto OLORUN.
2- oração para OLORUN.
ORAÇÃO: OBALAWO ADDIMA ADDIMA NANGARE OBA AWO OMO NI Olofin SHANGO OBAYE OMOLORUN. ELUFINA EKO NiTi DOLAYE NILE KEKUN LOBA OLORUN LABOSU DAYE ASHE OLORUN KOKOIBERE OBAYE Olofin modupe AYAMA AKARE masla Obakoso KISIEKO Oluo Agayu Abana ONIFA OLORUN ELUFINA NANGARE.
3- Suyere para apresentar a OLORUN.
OBA: NANGARE NANGARE CORO: NANGAREO
IFA IMALE "
AWA IMOLORUN "
ADISOTUN MOLORUN "
AKOKORIKA LAWEO "
Olofin LAYIKI "
Olofin LAWADO "
DENGUE IMALE "
ODI KALETUN MOLORUN "
EKO ONI IMALE "
ASEGUNDA IFA IMALE "
INATUTO AMBELAYE NANGAREO INA TUTO ABELAYE, NANGAREO
4- passe todo presente, ensaios Sarao-EKO com a borda frontal.
5- vai chamar em 4 poços para fornecer Sarao-EKO Egun, eshu ou ELEGBA, SHANGO e ORUNMILA.
6- O pano vermelho é apresentado para OLORUN Suyere o seguinte:
Asho Lorun Komaya
Asho Lorun Komaya
Alafi TETEKUN IFA
Asho Lorun Komaya
7- Após a cesta é tomada e perguntando sobre NANGAREO, cantando:
Barika Barika IMALE
Pessoas arco suas mãos para o céu (OLORUN) e vai passar saudação.
8. Depois de canto, apresentando o cesto para os 4 cantos e com o cesto cobrir o recipiente com pano vermelho.
SUYERE: "IMALE AWA WANASHE AWAN
AWAN AWA WANASHE OLORUN
AWAN AWA WANASHE SHANGO ENIFA Olodumare "
O coro vai dizer: "AWAN AWA WANASHE"
RELAÇÃO DE HISTÓRIAS BABA OTURA MEJI.
1- NASCIMENTO DE BABA OTURA MEJI ODU.
HISTÓRIA
In Heaven havia dois amigos que concordaram em ir para a Terra, ao mesmo tempo: ORI ALA (que na terra foi chamado OTURA MEJI) e ORI ATOSI; foram ver dois sacerdotes de Ifa chamados ODOGBO KON KON AREYI e ODOGBO OURO RUN para adivinhação. Tanto o aconselhou a fazer cada um oferecendo um carneiro seu Guardian Angels.
O carneiro era honrar as divindades também aconselhou-os oferecer uma cabra para Exu, um facão e papila (ogiri). ORI ALA (OTURA MEJI), fez a oferta, mas ORI ATOSI recusou-se a fazê-lo, e insistiu que assim que Olodumare autorizar que seja fora para o submundo, foi um desperdício de dinheiro e esforço para fazer qualquer sacrifício para divindades de menor ranking, e ambos partiram para o submundo.
Depois de crescer na Terra, eles se tornaram amigos íntimos. Que ocupou o cargo
estava recolhendo lenha para vender, um dia OTURA MEJI insistiu que ambos devem ir para a adivinhação, a fim de encontrar uma maneira de prosperar nos negócios, seu amigo chamado Alaroye na Terra, argumentou que era inútil para gastar dinheiro que ganhou do vendas de madeira em adivinhação.
Foram ver um sacerdote de Ifá chamado Permu Sheke para consulta. OTURA MEJI reuniu todas as suas economias num total de sessenta e cinco búzios e arrastou o amigo para accom-Panará para tornar-se uma consulta de cada um. Eles tinham um facão com a procura de lenha na floresta e um galo que acordou de manhã para ir sobre suas tarefas diárias.
A consulta contou cada um deles para fazer uma oferta com um facão e um galo, além das roupas que ele tinha viajado para a floresta. Alaroye disse em tom de brincadeira que Ifa sacerdote queria privá-lo de tudo o que tinha e insistiu que ele nunca faria esse tipo de sacrifício de auto privação.
Quando OTURA MEJI chegou em casa, ele decidiu voltar para o sacerdote de Ifá para a oferta, pegou seu único facão, seu único favorito gallo, e ficou só com as calças diante, ele também levou o dinheiro que tinha na casa.
Além disso, eles disseram que irá adicionar o rolamento com que transportava lenha da floresta para o mercado.
O padre Ifa fez uma oferta pela queima de rolamento e roupas e deixou o facão no santuário de Exu, através da soletrar o sacerdote de Ifá disse Exu que OTURA MEJI tinha feito a oferta com todos os instrumentos executando uma vocação oposto que estava destinado Exu e pediu-lhe para se preparar adequadamente enrumbar seu destino. Com pós-RIORIDADE, ele matou o galo no santuário de Exu. Depois que eu fiz o sacrifício. OTURA MEJI foi para a casa de mãos vazias, sem a menor idéia do que fazer a seguir.
Na manhã seguinte Alaroye foi procurar a rota usual para a floresta para recolher lenha. Quando eles chegaram, OTURA MEJI tomou a lenha com as mãos, porque ele não tinha facão. Seu amigo trouxe lenha usando o facão que tinha se recusado a entregar a oferta.
Era hora de encontrar uma corda para amarrar a madeira. Ele chamou seu amigo para emprestar-lhe o facão, mas Alaroye recusou, e disse-lhe que se ele não tivesse dado o seu facão ele não teve que pedir emprestado. Seu amigo terminou o seu próprio trabalho e foi para casa deixando OTURA MEJI irritante. Depois de seu amigo se aposentou, ele usou seus próprios dentes para cortar a corda e amarrar a madeira. Ao cortar a corda, ele viu uma enorme tartaruga que amarrou o deck de madeira e foi buscar outra corda para amarrar uma outra plataforma.
Quando viu trouxe outra tartaruga e amarrado também. A primeira tartaruga amarrado em um feixe de lenha, eo segundo para o fundo da bagagem. a madeira foi então levado para casa com um claramente visível na parte superior da tartaruga bojo, enquanto a outra estava escondida dentro da bicha. Quando ele chegou em casa, ele estava quase escuro e eu estava com muita fome.
No céu, a filha de OLOKUN, a divindade das águas, estava passando por um processo de parto difícil e tinha sido dito que uma tartaruga foi necessário para fazer um sacrifício para ter um parto feliz, OLOKUN enviou mensageiros para comercializar Oja Ajigbomekon procurando uma tartaruga a qualquer preço. Normalmente, este lugar atendidos os habitantes celestiais e earthlings. Ao mesmo tempo, a esposa de Allah (a divindade da prosperidade) também estava doente no Céu, à beira da morte.
A Deus lhe dissera na adivinhação de fazer uma oferta com uma tartaruga e ele também tinha enviado uma mensagem para o mercado de uma tartaruga a qualquer preço. mensageiros celestes havia explorado todo o mercado durante todo o dia para comprar a tartaruga, mas não conseguia encontrar nenhum.
Voltar ao céu para relatar o fracasso da missão, chamaram Olodumare para eles
prestar assistência divina. Esta polícia celestial enviou a tomar posse na fronteira entre o Céu ea Terra, e adivinhando através de uma bola de cristal, todos os lugares onde havia tartarugas.
Enquanto isso, Exu tinha feito todas as tartarugas que estavam vivos foram enterrados sob o solo, e outros, desapareceu para torná-los invisíveis. Esse foi o momento em que OTURA MEJI retornando da floresta com sua tartaruga em cima do seu deck de madeira.
A partir da posição ocupada pelos policiais celestes, viram OTURA MEJI andando com uma tartaruga em cima de sua carga. Eles mediram a distância através do telescópio e imediatamente foi para OTURA MEJI e se ofereceu para comprar a sua tartaruga. Em seguida, começou o leilão da tartaruga e chegou ao ponto em que eles estavam dispostos a pagar-lhe duzentos homens, duzentas mulheres, duzentos sacos de dinheiro. Duas centenas de peças de vestuário, custa duzentos contas, duzentas cabras, duzentos carneiros e duzentos galos, etc. Quando Exu apareceu como um caçador neutro, ele aconselhou os mensageiros celestes voltou para casa para trazer os preços oferecidos para que possamos convencer o vendedor a aceitar.
O primeiro a voltar eram os representantes de OLOKUN, que recebeu a primeira tartaruga para alterar os preços oferecidos. Então Exu OTURA MEJI perguntou se ele tinha outra tartaruga para vender, e ele respondeu que era outra dentro do deck de madeira. Quando os representantes de OLOKUN esquerda, Exu aconselhado a esconder seus prêmios em uma cabine ao redor. Mais tarde, eles aguardavam a chegada de representantes de Allah. Após a chegada destes com a sua oferta, pagou e muito rapidamente pegou a segunda tartaruga feliz que eles poderiam levar os representantes de chumbo de OLOKUN.
Quando os mensageiros celestes partiram, OTURA MEJI tomar todas as coisas para a cabana e feitos escravos construir-lhe uma morada para seu novo mestre. No entanto, Exu aconselhou-o a ir para vender sua lenha e comer com sua renda. Ele vendeu em sessenta e cinco búzios e Exu disse-lhe para comprar a comida que eles comem normalmente, que foi a sua última venda de lenha.
Sua vida foi transformada instantaneamente passo penúria à abundância, e era um dos homens mais ricos ao redor. Agora, ela tinha sua própria casa nova cheio de esposas, funcionários e comerciantes à sua disposição.
Um dia, seu amigo que não tinha visto OTURA MEJI na floresta por algum tempo e decidiu ir buscá-la. Ele veio para a porta com seu porte e seu facão, e observou um ambiente de prosperidade ao redor, o lugar estava cheio de edifícios sólidos e desconcertada. A primeira coisa que lhe ocorreu para não ver a cabine de costume foi OTURA MEJI que tinha despejado OCU-Pantes mais rico.
Como o goleiro estava pendurado em torno do lugar deu-lhe alta e ele explicou que ele estava procurando OTURA MEJI seu parceiro de trabalho. Por se atrever a mencionar o nome de seu mestre o goleiro começou a incomodá-lo. No entanto, ao insistir que o homem era seu amigo, ele foi levado na presença do Senhor. Quando viu OTURA MEJI ele não conseguia reconhecer, em seguida, ele insistiu que ele estava olhando para o amigo com quem ele costumava vender lenha.
OTURA MEJI perguntou se ele iria reconhecer o homem se viu em dizer isso, ele começou a chorar e identificados. Ele revelou que o dia que você deixou abandonados na floresta, depois de se recusar a emprestar seu facão, foi o dia em que ele descobriu sua nova fortuna.
OTURA MEJI lembrou que a prosperidade era o resultado do sacrifício que ele tinha feito. Então ele perguntou se ele estava pronto para fazer o seu próprio sacrifício, ao que ele respondeu sim-mente, mas com relutância, porque eu não tinha dinheiro para fazê-lo.
OTURA MEJI deu o dinheiro para fazer o sacrifício e reuniu cinco homens, cinco mulheres, cinco bodes, cinco sacos de dinheiro como agradecimento ao sacerdote de Ifá adivinhação fazer e sacrificar a seu favor, e pediu-lhe para fazer o sacrifício de seu falecido amigo. Exu também deu cinco cabras em gratidão pela ajuda dada a ele.
OTURA MEJI após o abate levou-o para casa para dar uma casa para dormir com sua própria comitiva. Ambos viveram juntos e floresceu muito adiante. Eles permaneceram muito ligado a Peremu Sheke, o sacerdote de Ifá que fez investigações e sacrifícios em seu nome.
2) OTURA MEJI inaugurou o caminho para a riqueza veio ao mundo.
HISTÓRIA:
Desta forma, enfatiza que Exu foi quem fez a filha de OLOKUN e esposa de Allah ficou doente, foi também a causa de ocultação de todos os existentes no céu e terra tartarugas, e foi quem inventou subterfúgio para criar um ambiente favorável, a fim de dar apoio a OTURA MEJI. Quando a polícia voltou ao céu celestial informou Olodumare alto custo pago pela compra de um simples jabuti. Olodumare queria saber se era possível por causa da pobreza que prevalece na Terra haviam extorquido. Em seguida, ele ordenou o tesoureiro celestial para abrir as portas do tesouro para cair o dinheiro na Terra e uma constelação de moedas em direção ao mundo.
Novamente Exu era onde estava OTURA MEJI e disse que o dinheiro veio em grandes exércitos para a Terra, mas apenas entrar na casa do anfitrião que pode decorá-lo com o que ele gostava de comer. Exu OTURA MEJI aconselhados a estender um manto branco na frente de sua casa e preenchê-lo com inhame moído (ewo) para lavá-lo para baixo em torno de sua casa.
Depois de alertar OTURA MEJI a abordagem dos visitantes celestes, Exu foi para atender portadores de dinheiro ao longo do caminho, e os advertiu que as pessoas do mundo (Terra) foram muito desorganizado para fornecer alojamento adequado; e havia apenas um homem chamado OTURA MEJI, que poderia oferecer uma hospitalidade digna, eles foram trooping casa do OTURA MEJI, sem parar em qualquer outro lugar onde, de fato, eles encontraram um ambiente familiar favorável a florescer, assim OTURA MEJI se tornou uma das pessoas mais ricas do mundo conhecido naquela época.
Nota: Quando OTURA MEJI consulta revelou em um homem pobre, ele deve dizer que você tem o seu próprio Ifa e fazer a oferta necessária para sua fortuna certamente prosperar.
3) ADIVINACION OTURA MEJI feito no céu para BABA Imole.
HISTÓRIA
LAHILA Ilala HU. Esta é a expressão de invocar OTURA MEJI, que está nos céus chamado ENI BABA IAABA porque ele era o único que fez adivinhação BABA Imole, antes de deixar o céu para vir à Terra.
Oração: ENI Um BA ABA. EENI ABAA LAABA,
ENI ABA BAA NI BABA LAMPE, ADIFAFUN Imole
ABEWU GEREJE TIOJOKOSI IBIKON TIO MAAKERE AYE JE.
A pessoa com quem você se reúnem uma vez e outra vez, e então como o maior na aldeia, que chamou de velho.
Este é o nome do sacerdote de Ifá (OTURA MEJI), que adivinhava os principais ìmoles para que possam herdar bens da Terra com um mínimo de esforço de uma posição sedentária. A Imole Baba disse-lhe para fazer um sacrifício com quatro galinhas quatro galos, quatro pombos e quatro caracóis, e ele fez esse sacrifício.
Quando ele veio ao mundo, ele lutou muito para que ele pudesse realizar seu destino, mas quando eles finalmente se encontraram novamente com OTURA MEJI na Terra, fez os mesmos sacrifícios para ele na caverna, e lhe disse que seu rebanho estava multiplicar, mas a recompensa pelo seu sacrifício iria pegar seus descendentes e seguidores. Ele disse que sempre iria ganhar dinheiro com pouco ou nenhum esforço, e que aqueles que queriam saber a verdade sobre Olodumare, sempre vêm com ele para a mensagem.
4- acho que ele DID para amendoins.
HISTÓRIA
Quando amendoim veio ao mundo, foi OTURA MEJI que o adivinhação feita. Peanuts estava ansioso para ter muitos filhos da terra para que o seu povo pudesse desfrutar de uma popularidade eterna neste, mas foi solicitado a fazer sacrifícios para que depois de ter filhos, seus irmãos e irmãs não poderia voltar-se contra eles e destruí-los . Ela foi aconselhada para servir Ifa com um carneiro, e Exu com uma cabra, ele se recusou e foi para viajar pelo mundo sem fazer qualquer sacrifício.
Para alcançar o mundo era realmente muito produtivo, porque eu tinha muitas crianças ao mesmo tempo. Enquanto isso, Exu lhe disse o coelho, que também tinha sido pedido e que para alimentá-los. Peanuts também tinha acabado de ter filhos, mas menores tinha escondido debaixo da terra. Exu atraiu a atenção do ouriço (urare) ea lebre (Ekun) em seus filhos valor nutricional do amendoim. Seguindo o conselho de Exu, todos começaram a alimentar seus filhos com amendoim. Quando este descobriu que ele estava deixando sem filhos, era onde ele era um sacerdote de Ifá chamado Jemi Sudi para adivinhação. O padre Ifa também aconselhados a servi-lo Ifa um carneiro e Exu com uma cabra depois fez esses sacrifícios Exu era onde estava o fazendeiro e aconselhou-o a colocar armadilhas em torno de sua fazenda para pegar intrusos animais que roughed . Consequentemente, o agricultor cercaram o local com armadilhas que chamou vários animais. Quando os animais descobriram que os amendoins tinha sido fortemente fortificada, abandonado plantação e amendoim e deixar seus filhos prosperar e sobreviver, assim suas colheitas se reportará diretamente a ganhos humanidade. Também eles sobreviveram sementes de amendoim para manter o florescimento de sua geração até hoje. Mais tarde, amendoim foi ORUNMILA agradecer por ajudá-lo sair vivo do ataque furioso aqueles ao seu redor.
5- Ele fez adivinhação para o homem branco, quando ele estava ansioso para saber como fazer um ser humano.
HISTÓRIA
O trabalho mais importante feito por OTURA MEJI no Céu foi a revelação de como o homem branco tentou aprender com Olodumare como fazer um ser humano. O homem branco se desenvolveu tanto o âmbito da invenção na Terra que pensou que poderia coroar suas conquistas se ele poderia ensinar-lhe que Olodumare como fazer um ser humano.
Quando ele chegou ao Céu se aproximou de um sacerdote de Ifá chamado AYEGBE KOOSHE GBERE GEDE, que disse: "Não há espelho de grande o suficiente para ver durante um ano inteiro."
KAFIRIRON Kadun (LOON ADIFAFUN Oyibo Tooma KO Ushe lowo OMO ORISHA ONA). Eles aconselhou o homem branco deve oferecer uma cabra para Exu, mas recusou-se a fazê-lo porque ele não acredita em sacrifícios fetichistas.
Sem fazer a oferta, ele foi para o palácio de Olodumare para lhe ensinar como fazer um ser humano, como Olodumare não rejeita qualquer pergunta que é feita, seria o homem branco para trazer a argila para o trabalho, disse, e isso o levou . Olodumare tem um grande espelho em suas oficinas em que é definida quando um objeto é moldar observa através dela o reflexo do objeto, você deve considerar perfeito antes de confirmar que é adequado para existir.
Olodumare forma a imagem de um ser humano, enquanto observava o homem branco, depois de mofo, Olodumare deixada a secar, e enquanto ele entrou em sua câmara de conhecer outras pessoas que o procuravam. Assim que Olodumare foi, Exu apareceu na oficina, na forma de um guarda celestial e pediu ao homem branco, se ele não pudesse fazer uma réplica da imagem preparado por IOLODUMARE, o visitante respondeu sim, então Exu disse-lhe para fui para casa com a imagem, o que falar depois seco.
Com este conselho Exu havia enganado o homem branco, que era a imagem humana. No entanto, quando ele chegou em casa, a imagem não poderia falar depois que secou. É por isso que o homem branco é incapaz até hoje para moldar uma imagem falante por se recusar a fazer a oferta.
Nota: Quando OTURA MEJI é revelado na adivinhação alguém disposto a fazer algo, ela deve ser aconselhado a ter paciência para chegar ao fundo da questão.
6) ADIVINACION da verdade feita e falsidade.
HISTÓRIA
Com o seguinte poema advertiu verdade e mentira no Céu estavam lutando.
URSO Gegege OBEKE
ODEWU GEREJE, OFI IBOKA MOLE
ENI TOBA SHUN DA POLE foram que
SHE OLUWARE AAMAYO.
Quem está escondido para exercer Mal contra outro Será o mal que põem em perigo abertamente.
Verdade e falsidade discutido entre eles a verdade argumentou a ser mais poderosa do que a mentira. Por outro lado, mentira disse a ser mais forte do que a verdade.
OTURA MEJI disse-lhes que o poder da mentira era transitório e efêmero, e que, embora lenta e fraca, a verdade final superou a mentira, então ele cantou:
LOJOKON, LOJOKON; ALEPPO SIKA LOJOKON.
Não importa o poder do mal;
Se, no final, a justiça vence (Uma outra versão).
Com a seguinte oração no informar no céu quando eles estavam lutando:
Tenha gegege-obeke. Odewu gereje gereje, OFI iboka molar. Eni tuff pólo da chun foram que. Aamayo ela Oloware I atirou uma flecha, e deu-lhe um mentiroso. Quem fez um vestido longo para esconder sua traição. O que encobre a praticar o mal contra os outros. Só você tem o mau e põem em perigo abertamente.
Verdade e falsidade estavam lutando entre si. A verdade argumentou que era mais poderosa do que a falsidade. Na falsidade contrário, ela afirmou ser o mais forte. Otura-Meyi disse-lhes o poder de falsidade é transitória e efêmera, a verdade, embora fraco e lento, sempre vence no final de inverdade. Em seguida, a canção assim:
Alekpo sika Lokon.
(Não importa o quão poderoso o mal. A justiça sempre na conquista final).
7) A ORIGEM DO CONTRA GOLPE idade.
HISTÓRIA
A outra revelação de OTURA MEJI é sobre como juventude e velhice tinha algum tipo de autoridade. Tradicionalmente, a velhice era a prova de sabedoria e autoridade, ele não foi autorizado a intervir quando um jovem mais velhos conversavam. OTURA MEJI nos contou como essa tradição alterada para permitir que os jovens a contestar a posição e influência para os idosos. Ele nos disse que quando a juventude ea velhice fosse perguntar poder Olodumare e autoridade, deveriam consultar com três sacerdotes de Ifa chamados:
ara Otin Lotin Ejo Obilobi UWA Emulemu Jonjo.
Loon adifafun Omode Ipako.
Abufun agbalagba Ipako.
bebida suave e doce
Kola Nut nobre
bebida alcoólica.
Eles foram aconselhados a fazer uma oferta de dois para voltar para o céu.
Quando eles chegaram, Olodumare lhes disse para voltar depois de sete dias e duas centenas de veados cada. Isso aconteceu antes de Exu fechou a rota do céu para a Terra. Neste momento ainda era possível para ir e vir do Céu à Terra. Os anciãos não teve dificuldade em reunir a duzentos e alguns dólares. O jovem homem só poderia reunir cinquenta.
No dia marcado separadamente eles partiram para o Céu. Na viagem, o jovem pegou o velho homem na estrada e se ofereceu para ajudar a carregar o fardo de veados, velho apreciou o gesto, em seguida, o jovem disse ao velho que não poderia ir no seu ritmo tão lento, por essa razão o jovem deu um passo adiante com um ritmo mais rápido, mas prometeu que esperar para a idade. Na porta do Céu, mudou-se rápido e o jovem veio rapidamente.
Antes de entrar no Céu, ele amarrou seus cinquenta anos cervo novo com cervos cento e idade, em um único pacote, e foi para onde o Divino Palace Olodumare era.
Chegando ao Palacio deu a 251 veados como se fosse a sua própria recompensa para adquirir maior autoridade. No entanto, Olodumare disse-lhe para esperar a chegada da idade. Quando, mais tarde, veio a idade, o jovem agradeceu por ajudá-lo a carregar sua mochila e esperar, mas quando perguntou ao jovem sua mão, ele negou até mesmo ter aliviado a carga, e insistiu que o pacote inteiro pertencia a ele.
Na verdade, ele acusou o antigo intenção de roubar o seu pacote. O argumento resultante atraiu a intervenção de Olodumare, que pediu o quanto ele tinha trazido cada um. O jovem explicou que ele havia deixado sua casa com 251 veados e caracóis, então Olodumare determinou que caracóis e veados pertencia ao homem mais jovem e lhe deu poder e autoridade.
O incidente demonstra por que até hoje os jovens podem tomar o poder e assumir o controle de sua mão anciãos em várias comunidades humanas. Antes, havia um adulto, ser maior de idade para aspirar a ocupar uma posição alta no poder. Assim, os jovens estão participando atualmente no governo, em seguida, corte o seu maior poder. Esta não é a situação do Céu, onde eles ainda desfrutar da maior hegemonia.
Nota: Quando é revelado na consulta OTURA MEJI, você deve aconselhar a pessoa que se você viajar, não se permitir que alguém para transportar o seu saco, porque ele está em perigo de perdê-lo.
8- OTURA MEJI VIAJA PARA IMODINA A ìmoles ajudando.
HISTÓRIA
Foi revelado que OTURA MEJI viajou para Imodina e ele foi quem ensinou a arte Alufas ainda praticada até hoje. Antes de partir para lá foi para a adivinhação OTURA MEJI um grupo de sacerdotes de Ifa chamado: Ru ru ru Laha, ru ru ru lohun, Oo Hobo o hun, agbada MOFI odo Odo Nife o agbada, Awon adifafun Otura Meji nijotofo mergulhão, jade Ro awon Alufá ou nu ODU ale.
Estes eram os sacerdotes de Ifa adivinhação para OTURA que fizeram MEJI quando este estava indo para puxar os ìmoles da caverna.
Ele foi aconselhado a oferecer Exu uma cabra, porque este era pregar o evangelho em uma terra estranha (ilu Aimon). Depois de viajar por um longo tempo, ele começou a se perguntar se ele tinha alguma ideia clara para onde estava indo. Não encontrando resposta à sua pergunta, ele decidiu voltar. sacerdotes dezesseis Ifa acompanhou mais do que alguns servos. Embora tivessem trouxe comida por três meses, eles estavam ficando sem provisões.
Naquela noite ORUNMILA apareceu diante dele e disse-lhe que os habitantes do lugar que ele estava indo e eles estavam esperando.
Ele disse a ela para chegar ao local teve que viajar por trezentos dias e trezentas tardes e garantiu-lhe que ele tinha muito a fazer, não só na estrada, mas também naquele lugar. Além disso, ele garantiu que não haveria falta nada durante a travessia. Enquanto isso, OTURA MEJI tinha passado por todas as florestas e começou a avançar em um território íngreme e decidiu descansar ao pé de uma enorme rocha. Enquanto descansando, ouviram vozes como se fossem dos que vivem debaixo da terra. OTURA MEJI imediatamente organizou uma expedição para a rocha, onde encontrou uma abertura para que acompanha entrar e sair outra posição. Depois sentou-se ao lado da rocha para ver o que estava acontecendo lá, e não demorou muito antes de eu vi algumas pessoas deixando o que parecia uma caverna, que ficaram surpresos ao vê-lo, porque eles acreditavam que eram as únicas pessoas no mundo. OTURA não Meji entender sua linguagem, nem eles a OTURA MEJI, no entanto, de alguma forma, eles vieram para se comunicar uns com os outros. Era evidente que OTURA MEJI e seu alimento desejado e OTURA MEJI decidiu consultá-los e imediatamente sabiam que tinham problemas. Ele pediu a seu chefe, que depois de ser apresentado ao OTURA MEJI, revelou que a razão que ele tinha trazido para a caverna ao lado de sua era que ele era um eunuco.
Estes homens confirmaram a sua história. (Este problema é geralmente associada com os filhos de Igbodun de OTURA MEJI é por isso que o Ifa Ono no santuário de Exu deve estar preparado para elas com uma cabra de que será resolvido seus problemas.) OTURA MEJI disse ao homem que o Pap (akarau) que usou para beber, foi a causa de sua impotência, então ele ordenou a não beber mais Pap. Ele também foi para outro homem e disse que se arrependeu de não ter dinheiro. OTURA MEJI quando perguntado o nome daquele lugar, ele foi dito que era a aldeia de Imodina.
O segundo homem disse que tinha problemas financeiros, porque ele tinha abandonado a divindade Xangô, que o tinha seguido para o mundo. Como resultado de tudo isso, as pessoas começaram a se perguntar o que força e poder tinha dotado ORUNMILA para fazer tais divulgações. Para provar seu poder começou a ensinar sua arte de adivinhação. Antes perfeição chegar, todos devem fazer a guerra e seu chefe chamado Momodu deve orientá-los nessa empreitada. Na caverna sozinha ela seria a mãe da cabeça. OTURA MEJI sabia que ninguém ia ficar para cuidar de idosos, para que ele também foi consultar. Depois de trinta e um dias da partida dos ìmoles feitas guerra, OTURA MEJI voltou para a caverna e encontrou a mãe de Momodu mortos de fome na parede da caverna tinha trinta marcas que indicam que ele tinha sobrevivido a fome antes deixando o seu espírito.
No entanto, OTURA MEJI, preservou o corpo dos idosos numa sala de secagem especial. Enquanto isso, OTURA MEJI já tinha começado a desenvolver sua propriedade, que deu uma excelente colheita. Assim que Momodu e seus homens voltaram do campo de batalha, eles saquearam todas as fazendas, incluindo o OTURA MEJI, que fez um sacrifício, a fim de salvá-la. Ele foi ordenado Exu oferecer uma cabra, um galo, uma corrente e um facão. OTURA MEJI fez o sacrifício imediato.
Retornando Momodu descobriu a morte de sua mãe quando ele viu as marcas na parede percebeu que a mulher indefesa tinha morrido de fome.
Quase imediatamente, ele proclamou que seus seguidores devem sofrer fome de trinta dias para lamentar a morte de sua mãe. Ele também proclamou que este sacrifício de sofrer de fome se tornaria uma obrigação anualmente. Há uma forte crença sobre a tutela de OTURA MEJI o ìmoles explica a semelhança entre Ifa adivinhação e fortuna dizendo Alfa. Os símbolos são os mesmos, mas não os nomes, ambos são também múltiplos de dezesseis anos.
Uma vez ofereceu sacrifício para Exu por OTURA MEJI este conjunto a trabalhar tendo em vista o alimento que tinha sido oferecido.
Retornando seguidores Momodu que tentaram destruir a fazenda novamente Exu tinha usado a cadeia de sacrifício para colocar uma armadilha invisível ao redor da fazenda. Ao entrar nesta armadilha foi acionada e pegou sete deles, que desapareceu no céu, os sete restantes caiu no chão. A partir daquele momento, começaram a rezar com as mãos e olhou para o céu para pedir Olodumare para enviar de volta para seus sete colegas que faltam no céu.
9- OTURA MEJI VONTADE IMEKA.
HISTÓRIA
Após a morte da mãe, Momodu movido para Merab Imeka, a fim de se estabelecer lá. OTURA breve MEJI, que teve uma grande comitiva seguiu. Quando OTURA MEJI alcançado Imeka ele conheceu Momodu, que disse ter tentado resolver o povo de Imeka os três problemas seguintes:
1- Ridding perto da cidade de um dinossauro louco, chamado Kenkún, que estava aterrorizando a vida dos habitantes das cavernas e rochas ao redor.
2- Jiejue esterilidade, então dominante no lugar.
3- diminuir a altura da rocha, que pendurado sobre a cidade como um rochedo.
OTURA MEJI tinha um recipiente chamado Ado em que ele manteve seu instrumento de poder, ele podia fazer e desfazer. Primeiro eu extraído parte do conteúdo da bala e ordenou que todas as rochas perto da cidade de Imeka que será quebrado imediatamente. Todas as rochas caíram, ao mesmo tempo que os dinossauros morreram esmagados. Foi assim que a geração Imeka de dinossauros foram extintos, e as rochas despejado. OTURA MEJI assim que ele terminou suas façanhas: quanto menor a altura das rochas e eliminar os dinossauros, uma menina instintivamente se ajoelhou e inclinou a cabeça para o chão para agradecer-lhe. Outros moradores imediatamente imitado ea partir desse momento, esta menina tornou-se um seguidor de OTURA MEJI. Este Momodu disse-lhe que antes de resolver o terceiro problema relacionado com a infertilidade, gostaria de ver o rei do povo.
Foi-lhe dito que o rei podia vê-lo uma vez por ano. Neste ponto OTURA MEJI disse um de seus seguidores para tirar uma pedra que ele tinha trazido todo o caminho de Ife. Quando eu coloquei a pedra no chão, este foi multiplicado por duzentos pedras. Aqueles que estavam em volta e viu o milagre concentrado com OTURA MEJI e seus seguidores. Em um curto espaço de tempo uma multidão reunida.
Ele disse a cada um deles para recolher as pedras e o lançamento em direção ao palácio do rei e explicou-lhes que esta operação era necessária a fim de que o rei fora. Enquanto atirando pedras, o vento pegou e caiu no telhado de residência do rei. Quando o som deles se tornou insuportável, o rei decidiu ir e verificar por si mesmos o que estava acontecendo. Ao sair, ele viu OTURA MEJI e seus seguidores muito rápido e foi informado dos milagres realizados por eles.
O rei também confirmou OTURA MEJI que o principal problema que eles tinham no país foi a ausência de filhos. OTURA MEJI pediu compensação ele receberia se ele poderia Solu-nar o problema e o rei prometeu que ele e seu povo cantar em louvor de ORUNMILA de geração em geração. Neste momento, OTURA MEJI pediu ao rei para lançar uma das pedras em direção ao palácio como os outros haviam feito o mesmo. OTURA MEJI também pediu um de seus seguidores que atacaram Momodu com um clube que estavam com ele, depois que ele foi atingido Momodu, OTURA MEJI perguntou se o efeito era doloroso e Momodu confirmou que era realmente.
OTURA MEJI então perguntou a razão pela qual ele tinha ido se esconder Amina, esposa de Audu, que estava presente; Audu então sacou sua adaga e enterrado. Ele foi mortalmente ferido, mas OTURA MEJI tomou um inhame e coco e deu a Momodu, ea ferida curada imediatamente. No entanto, OTURA MEJI Audu disse para ir para a caverna onde sua esposa estava escondido e ele assim fez.
Ele descobriu e se abraçaram. A mulher rapidamente se ajoelhou e orou para perdoá-la, porque ela lhe tinha dito que ele tinha morrido em combate durante a guerra.
O marido disse a ela que um estranho o levou para a caverna onde ele estava escondido. Ao saber a esposa do maravilhoso trabalho feito pelo visitante, ele se ofereceu para ir com ele para que isso iria ajudá-la a procriar.
Então, eles foram ver OTURA MEJI, que disse à esposa que eu estava feliz porque eu estava indo para engravidar, e que seu primeiro filho fosse uma menina. A mulher perguntou como poderia agradecer ORUNMILA se tal previsão foi cumprida. No mês seguinte Amina ficou grávida após OTURA MEJI deixou Imeka para continuar sua jornada, Amina deu à luz uma menina, que nomeou Ifatumo, significado conhecido (apenas confiar em Ifa).
Mais tarde, o nome foi mudado para Fátima. Assim que Amina ficou grávida, as mulheres de descanso Imeka começou a procriar. No entanto, OTURA MEJI disse o rei de Imeka que as divindades tinha gostado da maneira Momodu tinha escondido a esposa de Audu, e antes de qualquer mulher em seu reino fica grávida, isso deve ser escondido da mesma forma . É por isso que quando o marido quer que sua esposa engravidar, você deve escondê-lo a partir da visão de pessoas. Assim, em Imeka o costume de usar véus mulheres e todos os visitantes atirar pedras como ìmoles OTURA MEJI ordenou-lhe ao pé da rocha que é utilizado para pendurar sobre a cidade começou.
Diz-se que OTURA MEJI viveu na terra de Aimo por doze anos, mais do que a maioria de seus seguidores preferiu permanecer para o resto de suas vidas naquele lugar, costumes e tradições estavam fora OTURA MEJI para tomar tal decisão, é por isso que o ifismo, é dito ORUNMILA tinha gostado dele Imeka pessoas, mas como era uma terra onde a posição e riqueza valiam mais do que a idade, ele preferiu voltar para sua casa em Ife.
Em particular, ele foi perturbado pelas premissas que foi a base das normas e costumes de vida de toda a região, que lhe concedeu um lugar de topo para a pobreza e destruição adverso como um sinal de justiça. Como um homem rico que era, eu queria tudo para ser feliz na vida, já que ninguém no Céu queria levar uma vida em meio a escassez e dificuldades no curso de seu destino. As divindades foram enviados ao mundo para levar uma vida pacífica, como fizeram no céu, e para eliminar a violência e discórdia. Então ele voltou ao céu OTURA MEJI assim que ele chegou a IFE.
10- orangotangos.
HISTÓRIA
Orangotangos queria mudar a situação, porque estavam cansados de ser como eram e queria que a completa ORUNMILA porque queriam ser pessoas e não animais.
Quando ORUNMILA gravamos, os viu este Odu, OTURA MEJI, e os enviou para Ebo e também teve que manter a calma, não antecipar eventos. Orangotangos esquerda e, posteriormente, realizou uma reunião para discutir as palavras de ORUNMILA e pensei que ele tinha enganado, como eles dizem, OLOKUN era o único que poderia corrigi-los o seu problema sem ter que Ebo e bem conservado silencioso.
Quando eles estavam reunidos, Exu veio e disse a eles no dia seguinte, Olodumare as pessoas fariam. Era tanta alegria que se esqueceram de corrigir o que tinham feito com ORUNMILA. Começaram a dançar e comemorar a notícia, e começou a cantar em voz alta:
"Amanhã vamos fazer as pessoas Olodumare" Exu, que supervisionou viu desobediência e disse para Olodumare. No dia seguinte, Olodumare enviada para os orangotangos e disse: Coloque todas as mãos no chão. E quando o fizeram, Olofin disse: Por desobedientes e falar tudo antes que as coisas aconteçam, eles vão permanecer o que são, animais.
11- O caranguejo e cabeça.
ORAÇÃO: OTURA MEJI ADIFAFUN okunrin LODAFUN AKAN.
EBO: 2 galos, 2 pedras, 1 chicote, a cabeça de uma boneca, a terra da colina, outros ingredientes, muito dinheiro.
HISTÓRIA
Havia um homem que não tinha cabeça, mas ele conseguiu bem com as mãos, bem como apropriar-se tudo.
O caranguejo era bom, nobre e fatalmente confiante, amigo homem sem cabeça. Um dia, ele emprestou sua cabeça como um favor para o amigo, já que Olofin havia convidado toda a casa da colina (OKE), para discutir entre todos aqueles que seria capaz de dirigir a Terra.
O homem se desenrolou muito bem com a cabeça caranguejo emprestou-lhe. Ele observou, moveu os olhos e olhou em volta; Ele manteve sua voz fina com tanta eloqüência que Olofin não duvidar de sua inteligência e nomeou-o chefe da terra, isto é, guia principal.
O caranguejo, que não participou da reunião, à espera de seu amigo, um pouco impaciente fora da colina. O homem viu, ele perguntou em voz alta tom: O que você faz lá.? O caranguejo respondeu: Bem esperar por você para voltar minha cabeça .. O homem com voz afirmativa, respondeu: Saber que minha decisão é ficar com a cabeça .. O caranguejo respondeu: Não há necessidade de ficar com ela, então pergunte quantas vezes eu emprestei-lo, dar-lhe de volta esta noite eu preciso.
Você. Knows- disse o homem que me faz mais ausente do que você., Porque hoje eu foi nomeado líder de toda a terra. Portanto, Decapitated quer e não me incomoda mais.
Crab, chateado, protestou, mas ele não tinha endereço, foi cambaleando como o homem com o chicote de peixe-boi Olofin lhe tinha dado como atributo para o mandato de seu escritório, ele fez soar, ameaçou-o e disse: Sim voltaria para me incomodar, feriu.
O caranguejo não podia esperar um preço tão baixo prosseguir. Mas como o homem ameaçados e intimidados com o chicote, caranguejo rolou em seu vôo de volta do monte para baixo e levou sua cabeça, onde ele colocou duas pedras, olhos formándole.
Porque, se o caranguejo não tem cabeça, é porque o homem, seu egoísmo, tirou.
12- Onde as crianças de ORUNMILA respeitar o polvo e caranguejo.
ORAÇÃO: OTURA MEJI ADIFAFUN ORUNMILA Ogun BORO, boro, aleyo ITA OKO ILEGUN LODAFUN ELEGBA.
EBO: 2 galinhas pretas uma tira, de tinta, outros ingredientes, grande quantidade de dinheiro.
HISTÓRIA
ORUNMILA foi perseguido por uma tribo de incrédulos, parecendo perseguidos e perdido, e eu me deixei seu Ifa em torno da cintura envolta em uma faixa. Eu ficava na entrada do caranguejo caverna, evitando Ifa cair nas mãos dos incrédulos e eles sabiam seu segredo.
ORUNMILA continuaram a fugir até chegar a um penhasco, onde cruzando o mar por baixo, por isso não tinha escolha, mas para jogá-lo. Quando ele caiu no mar, polvo verter sua tinta, cobrindo a água.
Incrédulos, ao aproximar-se, olhar para o oceano e ver a tinta, pensei que era sangue e disse: "Não há necessidade de se preocupar, ORUNMILA morreu em sua queda, olhar para o seu sangue." ORUNMILA, vendo que o perigo se foi, ele disse aos Octopus: Enquanto o mundo é mundo, eu e meus filhos não comem.
ORUNMILA imediatamente voltou para sua Ifa. Quando ele chegou, ele foi encontrado onde tinha colocá-lo e começou a MOYUBAR onde a caverna veio o caranguejo com pincers ele estava dando seu Ifa, dizendo ORUNMILA. "Nem eu nem meus filhos vão comer você a IBAN Exu. os filhos de ORUNMILA respeitar o polvo e caranguejo.
13- A Odyssey OTURA Arará MEJI na terra.
HISTÓRIA
OTURA MEJI foi casado com a filha de um militar chamado TISHE BALAKU, e ela tinha o defeito de ser muito curioso. Quando ele percebeu isso, disse ele, por causa dele, eu tive que parar de ser curioso, que era uma coisa muito ruim na vida.
Um ano, OTURA MEJI esposa pediu ao marido para cultivar os campos e ele disse a sua esposa curiosa e ignorante olhar que queria trabalhar a terra. Esta mulher não encontrou que aceitar as suas reivindicações e pediu ao marido para ser ele quem vai lidar com o assunto.
Então, encomendado pelo OTURA MEJI era a morte (IKU) com seus filhos, entre os quais: GOUDU (lepra), TADOU (dor de cabeça), BOTO (varicela), KOMO SALA (diarreia), AHOMBO (Sífilis ) e outras doenças que são filhos de morte, para trabalhar esta quinta.
A mulher, intrigada ao ver tantas pessoas queriam saber quem eram os funcionários misteriosas que OTURA MEJI havia contratado. À medida que os dias se passaram e ela não poderia saber quem eram essas pessoas, uma noite, ela disse ao marido: Vou sair e volto.
Ao sair da casa, ele foi para os campos de seu marido e se escondeu atrás de alguns arbustos. De repente, parou GOUDU remover a sujeira, ele levantou a cabeça e farejou profundamente, sentindo a presença de um ser humano por perto. Imediatamente, ele se jogou sobre os arbustos, agarrou a mulher e matou-a, sem saber quem ela era. Ele rasgou a cabeça e deixou-a deitada no meio do campo.
Desde o amanhecer, como fazia todas as manhãs, OTURA MEJI foi para a sua plantação para ver o trabalho feito na noite anterior. E vendo a cabeça de sua esposa, ele exclamou: Quanto eu aconselhou e ensinou-lhe que respeite e não estavam curiosos, mas é tarde demais!
14- Quando eles se recusaram a ajudar Biaya (Agayu).
HISTÓRIA
Há muito tempo, na Daka, houve um remador com a participação de uma casa que era muito grande, magro, bem-humorado, atencioso e simpático. Em uma ocasião, eles estavam na cidade visitando ELEGBA e Xangô, que veio para visitar as aldeias chamadas BANTU para prestar assistência aos ministros da religião de sua religião. O pastor que participaram os recebeu calorosamente e saiu para tornar a estadia agradável na cidade Yorubá.
Um dia, o pastor preparou uma excursão através da baía para atravessar de um lado para outro, e contou com a ajuda de barqueiro chamado Biaya, e quando você chegar em tempo hábil três ministros corpulentos Olofin embarcou no barco de Biaya e ele começou a remar ritmicamente e poder. O sol batia ea viagem foi longa; Ao chegar ao meio da baía, os golpes dos remos Biaya visivelmente cedeu e o barco desacelerou. A imagem tornou-se quente e problemático. Então Pastor humildemente curvou a cabeça e apertou suas mãos, dizendo suplicante: Olofin, abençoe irmão Biaya e dótalo as forças necessárias para cumprir sua missão.
Então Biaya (Agayu) deu o remo direito, testa lavado para incentivar ELEGBA, Pastor SHANGO e atlético, e disse um alívio cristão Olofin; e agarrou os remos disse: Aquele que não reme aqui, terá que ir nadar.
15- Por que a manhã NANGAREO.
HISTÓRIA
Havia uma aldeia onde todos os seus habitantes não gostava de trabalhar fora e quando se levantou e colocou fazer NANGAREO. Eles fizeram o mesmo ao meio-dia e à noite iguais.
SHANGO tinha sido observado essas cenas e vi que as pessoas estavam obra, nem fez nada para o trabalho e só fez NANGAREO e no final, eles ficaram dentro da casa. Até que, um dia, SHANGO disse: Bem, aqui como este é longo, aqui só NANGAREO manhã até o sol nascer e após a conclusão do NANGAREO tem que trabalhar. E quem não trabalha, também não coma.
16- Os quatro raízes do mundo.
ORAÇÃO: OTURA MEJI OSHAGRIÑAN BABA ORISHA FUN FUN, UMBOWA AIYE OGBORI OSODE olori MEJI LARE NI AIYE AXÉ Olofin Aniwa ATIWA Orun Orun Orun OSIYANI ATIWA ATIWA Oluo KAFEREFUN ORUNMILA LODAFUN gbogbo KALENU ORISHA.
EBO: 4 pombas brancas, 3 pedras 1 Odu-ara, cascas, manteiga de cacau, algodão, coco, outros ingredientes, muito dinheiro.
SUYERE: "BABA BABA ALAYEO ALAYEO lekua Umbo OMINIYO LAYEYEO Okuni BABA"
HISTÓRIA
A OSHAGRIÑAN foi ordenada por Olofin para a Terra como um dispensador da civilização. Nesta jornada, ele se tornou seu okpele Osode em cada uma das principais paradas feitas nas quatro regiões do espaço, distribuídos da seguinte forma:
Estes quatro países foram chamados primitivo:
AXÉ AIYE Olofin (Olodumare Países atrás)
Ariwa Orun, OSIYANI, ATIWA Orun e ATIWA Oluo.
Cada um foi fundada em um dia diferente da semana. OSIYANI foi o último a nascer e com ele o povo Yoruba, que foram chamados a um destino nobre nasceu.
ATIWA Oluo: Eu estava no Ocidente.
ATIWA Orun: Eu estava no Oriente.
Ariwa Orun: Eu estava no Norte.
OSIYANI: Eu estava no Sul.
Em cada país OSHAGRIÑAN um objeto colocado pedra como um símbolo. Em ATIWA Oluo: uma pedra branca; em Ariwa Orum ODU-ara; em ATIWA Orun, a pedra do rio; em OSIYANI, um mar de pedra.
Além disso, cada região associada com uma cor, um elemento e uma Odu Ifa.
OSIYANI: branco e Ejiogbe.
Ariwa Orun: preto e Oyeku MEJI.
ATIWAOLUO: castanho (mistura de preto e branco vermelho) e Iwori MEJI.
ATIWA Orun: vermelho e ODI MEJI.
Quando terminar, a tarefa era organizar a humanidade com a chegada dos Orishas, que se juntaram as mulheres da Terra e deram origem aos seres humanos. No entanto, a Terra era pouco povoada. Quando, mais tarde, os filhos de Ifa veio do céu para pregar e formar o destino e anunciar que aparecem linhas de seres sobrenaturais e famílias de formulário.
Estas crianças são o Odu Ifa, personificada símbolos do destino. Cada clã, cada um está associado a um Odu que determina o seu destino.
Como é sabido, estes seres saiu do rio, saindo de grandes comunidades no chão, montanhas, do céu como chuva ou saltando das árvores.
17- A perda do comerciante.
HISTÓRIA
Desta forma, houve um comerciante que utilizado para transportar mercadorias de um lugar para outro, mas tinha vantagens sobre outros comerciantes, como o fez através das montanhas, o que não poderia fazer os outros, porque o transporte era por carros . Descendo as colinas, burros desbocaban, perdeu bens. Isso não vai acontecer com ele, e ele fixou seu carro, impedindo deslizamento.
O tempo passou e a quantidade de trabalho que eu tinha, eu tinha que encontrar um assistente, tornando-se bons amigos. Um dia, quando sua assistente lhe perguntou como era que suas mulas não descendo as montanhas e ensinou-lhe o segredo.
A partir desse momento foi sua ruína, como o assistente fez a competição, perdendo assim o negócio.
18- A importância da NANGAREO.
ORAÇÃO: OTURA MEJI ALAFIA BORUKU OLORUN KOKOIBERE ABAYIKI SUMAJANA SALA SALA MALEKUN MALEKUN Aremu SEDA itana MEDINA AKANA WEDDING KUPA UMBELEYO Modun Modun BOLOYO KAKAFEINA MEFOYO LODAFUN SHANGO KAFEREFUN OLORUN NANGAREO.
EBO: Pollon 1 Jicara com Sarao-EKO, areia, pano vermelho, galo, Canastica, brandy, prodigioso, tudo que você come, outros ingredientes, muito dinheiro.
HISTÓRIA
SHANGO costumava sair para uma caminhada nas terras circundantes, para observar os vários estados ou situações neles. Em uma de suas viagens, ele chegou a uma terra que nomear lla-Maba ARA-MACHO e notei uma grande diferença em sua hospedagem que o fez em outras terras para pagar moforibale, porque ARA-MACHO, seus habitantes implorou uma cerimônia até o meio-dia. Esta cerimónia foi a implorar-lhe em torno de uma cabaça de Sarao-EKO, que era para eles de pequeno-almoço e almoço.
SHANGO visitou novamente a ARA-MACHO terra e viu harmonia manifesto e tranquilidade das pessoas, trazendo, consequentemente, uma grande preocupação em relação ao grande problema enfrentado Takua, terra que estava em guerra com a outra contígua incapaz de celebrar santoral nenhuma cerimônia porque os problemas Takua.
Depois de passar um tempo e ver a situação Takua, tomou um barco e voltou para a terra ARA-MACHO, pegou e deixou-os cair batazos a todas as pessoas que estavam reunidos e disgre-bloqueadas pela sua acção, no seu Jicara retirado Sarao-EKO, com a qual a ARA-MASCULINA não só o incentivou a OLORUN mas também levou Egun.
Quando ele chegou em Takua, ele enviou para a areia para liquidar a Jicara Sarao-EKO, MOYUBO coco dando OLORUN e Egun. E a partir desse momento, o NANGAREO foi criada em terra iorubá.
NOTA: Assim dia Ita fazer NANGAREO. SHANGO poderia fazer suas grandes guerras com todas as terras contíguas, para Obatalá axé e dando plenamente em conta o ser supremo, astro Rey OLORUN (Sun).
Por dia Ita não é dado coco morto, porque no NANGAREO é dado conta Olofin e Egun, seres máximas supremo do universo.
19- Quando dada Egun alimentos na tensão de banana.
REZO: OTURA MEJI ASOKUN NIFA ADIFAFUN SALA MACHO OU SALA AWONSI OBONIRAYE IFA ONIRE Olofin OMO IFA ABABANIREGUN Egun OTOLA MAYERE NI AWO OMONIFA SALA MACHO OU MACHO MAYIRE OBONIKUN Orun ALWARODE Egun YEYEKUN Orun SALA Male OU SALA AWO ORONIFA IFA KAFEREFUN Egun, ORUNMILA, SHANGO ATI Olofin.
EBO: 1 menino carneiro, Sarao-EKO, 3 pombos, tudo que você come, brandy, escravos, faca, banana tensão, vela, manteiga de cacau, óleo de palma, cascas, carne de vaca podre, outros ingredientes, muito dinheiro.
HISTÓRIA
Olofin tinha um grande tratado com todos os garotos mortos, o líder principal era OMONIFA, o ORONIFA segundo e terceiro Egun YOYEKUN. Estes OBONIYEN viveu na terra, que é SALA terra Male OU e Olofin lhes tinha dado grandes potências para ser respeitado e estes uma vez Olofin enviou-os para a terra de AZOKUN NIFA porque há não respeitava ninguém.
Estes, quando estavam a aterrar AZOKUN NIFA, um vestindo uma AGOGO, o segundo um facão eo terceiro um pedaço de carne carne podre com conhaque, e ao longo do caminho cantou "IFA IFA lade lade NI NI IFA, Egun OMO LOROGUN Olofin AGADA EGUN MOSOKUN"
AWO MAYERE, que governava a terra, anunciou a todos que veio uma coisa ruim e que todos iriam ficar doente de falta de respeito, e marcou OTURA MEJI na terra e começou a chorar e cantar:
"KUELELE NI IKU LOKUN Egun NANUN MALORDE
IFA JEKUA BABA Oduduwá YONIRE
IKU BASIGUN KUELELE BABA "
Oduduwá ouviu a música e estava chateado porque ele não respeitava Awo MAYERE e disse: 'Estes três grandes poderes vêm cadeia. Doente começou a derrubar todas as refeições e matar todo mundo ficou doente.
Os três eguns MO-FORIBALE lhe pagou para Awo MAYERE e disse: 'Isso nós fizemos a respeitá-lo e considerá-lo. Eles chamaram Oduduwá e vinho. Eguns MO-FORIBALE pagou-lhe e disse-lhe. O que você acha disso? Oduduwá deu a bênção e disse que eu vou fazer uma grande refeição e enviar para SHANGO.
Disseram-lhe: 'Não há necessidade de SHANGO vir, nós, se você nos e Awo MAYERE autorizar, rapidamente perdoar a todos e tudo voltará ao normal ..
Oduduwá alcançou uma bananeira que tinha marcado OTURA MEJI, colocar o facão, carne bovina e deu um Carnerito os três eguns e todos cantavam. Limpou com pombos Awo MAYERE e pediu para todos na terra AZOKUN NIFA. Em seguida, os eguns cantou:
"Sarayeye IYA NIRE AWO AWO AWO MALU LODE
Sarayeye EYELE BAKUN LODE
Sarayeye Olodumare Olofin OYENI NIFA OMO "
EGUNS três pombos comeram e foram desaparecendo doenças e distúrbios.
NOTA: Aqui SHANGO comer no meio do quintal sozinho, fazendo NANGAREO. Eles vão te dar um Jicotea, um galo e reza para chamar SHANGO isto:
OBA SHANGO Orum Olódùmarè WA
Egun MAFUN Olofin KAWE KABIO SILE
OMO MAYERE KISIEKO Olofin
OKAN OKE AKA KOMASI OMO NIFA
OKAN OKE KOMASI OURO AKA NIFA
OKAN KOMASI YEYEKUN BA OKE AKA OSA
ONI NI Olofin OBA OLA LERI
Okoko NI BELE Olofin ABO IBO
OBA ODUPUE NI SHANGO.
20- A entrada para Igbodun.
ORAÇÃO: OTURA MEJI ORUNMILA ASUKUNDIFA IMALE, AWO NI NI ILE IBO, BAYEKUN AUN LESILE EME BA BARABA NIREGUN ORUNMILA EGBA AWO BARA NiFe ADIFAFUN Olofin ADIFAFUN SHANGO ATI ORUNMILA.
EBO: um galo, um Jicotea, mariwó, areia, corpo do tecido, tecido colorido, casa terra, sapatos, 2 Ikines, óleo de palma, Jutía e peixe fumado, conhaque, mel, milho torrado velas, cocos, muito dinheiro.
HISTÓRIA
Nos primeiros dias da Terra, ORUNMILA era o deus da terra do IBO. ORUNMILA foi sempre comendo cabra e galinhas, mas o IBO também queria comer como ORUNMILA. Quando ele viu a inveja que tinha ele enfureceu um dia ele foi para a terra de ERU, que era a terra de Ifa.
Quando ORUNMILA dirigiu seus passos para a terra de Ifa, ele encontrou duas árvores bastante estranho. Ele estava pegando um pedaço daquela árvore, mas a abordagem foi um saco de frutas (IKIN) e pegou-a, seguindo seu caminho.
ORUNMILA, que era um pescador na terra do IBO, andando junto do mar, para guardar o caminho para a terra de ERU, mas em sua caminhada, a tomar medidas, elevou muito suas Cais-nas, como se para saltar algo que iria ficar no caminho, e que foi que, quando eu estava na areia na praia, afundou-lo. (Esta é uma das primeiras cerimônias que Alawo têm a ver).
Quando eu tinha um bom tempo andando, a curiosidade levou-o e decidiu abrir o saco pendurado dela. Abri-lo, ele percebeu que ele tinha um Odu pintado, que foi OTURA MEJI, e já antes dele era a terra do IFE.
NOTA: Este caminho é o Alawo, antes de entrar na sala de Igbodun, faz uma viagem ter de tomar passos largos, como se saltando algo. É também por isso que é necessário amarrar um pedaço de mariwó perna quando o Tente Nanio.
21- O ORISHAOKO pacto e Afefe IKU.
EBO: 2 louro pombos, 8 caracóis, ero, feijão, tudo o que comer, cocos, velas, conhaque, mel, cascas, Jutía e peixe defumado, óleo de palma, milho assado, um monte de dinheiro.
Distribuição: Os 2 pombos louro com os seus ingredientes em um campo. uma lacuna abre e sangue é dado a ORISHAOKO e Iku, fazendo um acordo entre eles. Depois de investi-gação vontade espiritual a imagem espiritual da pessoa.
HISTÓRIA
Desta forma, num primeiro momento ORISHAOKO ele era o Rei do OKE e confrontou um problema, uma vez que todos semeador, um dia, o outro apareceu tudo comido, e que era a sua maior preocupação.
Por esta razão, ele decidiu consultar com Ifa e saiu este Odu, OTURA MEJI onde Ifa fala dia alternativa e noite, dizendo que um oculto ser devorou à noite para plantadas pelo dia e para resolver que tinha a ver EBO (acima); naquela noite deu-lhe o sangue dos dois pombos louro com todos os outros ingredientes para a terra plantada e começa a assistir.
Ele fez e qual foi sua surpresa quando viu centenas de pequenas Okoto (caracóis), de cores vivas, sair para comer a semente. E onde ele tinha feito o sacrifício tinha 8, que eram maiores e parecia ser as cabeças de todos os outros que haviam sido paralisadas pela magia do sacrifício.
ORISHAOKO levou-los e colocá-los em um saco e levou para casa ORUNMILA para vê-lo dizer o achado. ORUNMILA Osode fez sua okpele e saiu novamente OTURA MEJI, dizendo-lhe que tudo tinha sido concluída. Para a surpresa de ambos, caracóis que estavam na bolsa começou a cantar:
"ORISHAOKO YOA MI NI NI MO KOROKOTO AINDA ME KOROKOTO"
Demonstrando a palavra ORISHAOKO. Tão impressionado, eles foram levados para fora do saco. Eles falaram, dizendo que 8 eram a personificação de um poderoso espírito da terra.
Terra trabalhando em conjunto com KAORO, 19 chuvas, e se ORISHAOKO queria que sua semente, teve que fazer um pacto com o espírito, que era um vassalo do KUKUTE (morte). Em seguida, eles selou o pacto com ORISHAOKO.
Desde esse dia, eles limparam plantas daninhas ORISHAOKO plantações. Portanto, sempre no campus da ORISHAOKO eles são pendurados oito caracóis, um sinal de soberania noite da morte e ORISHAOKO, para a consagração de fertilização do semeadura.
22- O homem que mantinha um saco sem olhar.
HISTÓRIA
Havia um homem que era rico. Um dia, ele apresentou outro homem e lhe pediu para agradar manter-lhe um saco de dinheiro e colocá-lo rico, sem ver o que realmente tinha. Foram apenas grãos de milho.
Poucos dias depois, o homem voltou a encontrar sua bolsa que tinha deixado salvo. O homem rico chamado seu servo para dar a você. O proprietário do saco, vendo que devolveu o mesmo saco, começou a protestar, dizendo que não era dele, que o saco estava cheio de dinheiro, e se recusou a pegá-lo.
Quando o homem rico viu que ia ser como um ladrão, para evitar problemas com a lei, ele decidiu encher o saco de dinheiro e dar-lhe.
NOTA: Para este Ifa, você não pode salvar pacote de ninguém, para evitar problemas com a justiça.
23- Quando o monte foi trazido para Obatalá.
HISTÓRIA
Desta forma, Obatalá fui para uma caminhada na estrada e uma colina bloqueou seu caminho. Este produto, Obatalá foi para casa Oyu, para fazê-lo Osode e ver como se livrar dessa dificuldade.
ORUNMILA sofreu Osode, vendo este Odu, OTURA MEJI, e ele marcou EBO. OBATALA Ifa fez EBO disse que ele tinha que levá-lo ao pé da colina que bloqueava seu caminho. Ele assim o fez, e quando ele colocou imediatamente a colina aberto e OBATALA poderia continuar sua jornada.
NOTA: Para este Odu, Ebo a fazê-lo iria abrir as estradas, como foi fechado.
24- Quando o IMALE desceu do céu.
HISTÓRIA
Este era o lugar onde ORUNMILA Ifa tomou a Malé quando descer do céu pela cadeia, para roubar, e eu não podia comer ou vestir, destruiu e, em seguida, volta-se para o céu.
ORUNMILA foi Osode, deixando este Odu, Ifa onde marcou a EBO com: cadeia, muito conhaque, um prato de comida e colocá-lo no quintal.
Quando Malé desceu do céu e viu a comida e bebidas, andou e comeu e bebeu para ficar bêbado, caindo no sono. Em que, ORUNMILA corte da cadeia, o que fez EBO. Quando Malé acordou, ele não poderia ir para o céu e permaneceu na Terra.
25- Os três homens, brancos, chineses e negros, que foi para casa Oyu.
EBO: 1 carneiro, um pequeno porco, três garrafas vazias, uma caixa com uma tampa, outros ingredientes, muito dinheiro.
HISTÓRIA
Havia três homens, que estavam em casa do ORUNMILA eo Osode saiu este Ifa e teve EBO-los (o que acima) para cogieran encargos sem todos perderam sua validade.
Depois de EBO, ORUNMILA enterrado porco; o carneiro colocá-lo na gaveta e cobriu-a. Nos três garrafas cheias com um líquido e tapados. Os três homens foram entregues a gaveta e uma garrafa de cada um deles e disse: Eles têm que passar por três diferentes terras e não pode tomar o conteúdo das garrafas, porque eles têm que entregar o Olofin.
Desses três homens, um era branco, um preto e os outros chineses, e saiu com a EBO. homem negro branco colocar a gaveta de carregamento e chinês para ajudá-lo. Ele estava atrás deles, com três garrafas.
Pouco tempo andando, cansado preto e caiu a gaveta no meio da estrada. Os chineses se recusou a cobrar apenas, tão branca que ajudou, em seguida, tendo os negros três garrafas.
Quando havia uma terra para chegar a casa Olofin, o negro abriu uma das garrafas e tomou. Os chineses, vendo isso, fez o mesmo. White disse-lhes que não deveria ter feito isso, porque ORUNMILA proibiu-nos levá-los e eu não vou beber.
Quando chegou em casa do Olofin, o goleiro recebeu Exu ONIBODE AYALONU, que recebeu EBO e levou-o para Olofin. Logo, eles chamaram Exu Olofin casa ONIBODE AYALONU e disse: 'Isso não está completa e, em caso de incumprimento serão punidos. Em seguida, eles colocá-los última na fila daqueles que foram ver Olofin.
Branco protestou, alegando que ele não tinha tomado a partir da garrafa e teve um bom trecho carregado gaveta pesado, ajudando os chineses. ONIBODE respondeu: Você fez líder do grupo e até mesmo não-Thomases da garrafa, você deixa os outros fizeram, então EBO não completaram o céu.
26- A terra da fome.
HISTÓRIA
OTURA MEJI viveu em uma terra de fome e um dia colocar inhame pilar em casa. Eu ouvi um vizinho foi e bateu na porta. OTURA MEJI escondeu o inhame antes de abrir a porta e o vizinho disse, eu só ouvi um barulho e então eu vim.
OTURA MEJI respondeu: Não é nada, apenas afiando uma faca com a outra. O vizinho disse, eu ainda ouvir algo que soa atrás da porta. Ele respondeu: eu só tentou abrir a porta com uma marreta, porque parecia fraco.
O vizinho perguntou: 'E que o fogo em sua cozinha? Então, essa coisa é? OTURA MEJI respondeu novamente: Eu aquecer a água para o banho. Mais uma vez o vizinho perguntou: Por que a pele de suas mãos é tão branca, como a NATO, vento, teria coberto? E OTURA MEJI respondeu só que eu caí no chão e rolou quando soube da morte de Agadapidi.
O vizinho disse: SALA SALA MALEKUN MALEKUN. OTURA MEJI perdeu a paciência e gritou: Não SALA MALEKUN vale a pena a menos que você deixe o proprietário do alimento comido sua comida. E tirando seu facão, porque ele estava furioso, ele corta a cabeça para seu vizinho.
27- Quando o caranguejo foi pedir sua cabeça.
HISTÓRIA
Houve um tempo em que os seres viventes, andavam sem cabeça e caranguejo foi para casa Olofin, cabeça de pedir para todos, então você tem algo para se pensar.
Olofin, para isso, ele respondeu o caranguejo e avisá-lo antes que as cabeças foram compartilhadas em todo o mundo. E assim foi.
O caranguejo saiu à noite, avisando a todos que iria entregar cabeças. E ao fazê-lo, ele foi surpreendido o dia, longe da casa Olofin.
Todos os outros animais chegaram no tempo e levou suas cabeças, mas como o caranguejo agarrou-o embora e eu estava cansado de andar, ele chegou em casa tarde e não o suficiente de cabeça Olofin, apesar de ser o primeiro a saber.
Ele chegou por último e foi decapitado, por castigo.
28- Ifa foi consultado para saber o que estava acontecendo com a vida.
EBO: 1 galo, 1 guiro com tampa, 2 bonecas, uma moeda de prata, outros ingredientes, muito dinheiro.
HISTÓRIA
Desta forma, Olodumare criou o mundo e criou todos os animais e disse: -que você encontrar o Jicara de vida, será ele próprio. Nesse Jicara são tecidos, prata, mulheres. Qualquer um que faça o bem, será para si e para os outros.
Os animais foram preparados e foi ver ORUNMILA, que os fez Osode e saiu este Odu, OTURA MEJI, e marcou Ebo-los (o que acima)
Ifa lhes disse que se eles fizeram isso, não descobrir a güiro de vida. Peixe recusou a EBO, todos os que tinham o desejo de vida, veio para consultar com ORUNMILA e todos foram OTURA MEJI e nenhum queria Ebo. Somente o homem que foi o último a olhar, fez Ebo. Quando terminar fazê-lo, ORUNMILA entregou-lhe duas varas e disse: Se você ver os peixes, animais, luta cobras, separá-los.
O homem, em sua viagem, viu peixes, búfalos e leões ao longo do caminho de sacrifício e não separados. Depois de andar uma estrada e viu 2 pássaros brigando por uma cabaça que tinha entrelaçadas entre as pernas e levou os dois pólos e jogou-os para os pássaros. E eles foram separadas, a calabash caiu no chão eo homem pegou, vendo que a vida era.
O homem encontrou a força e tudo que você precisa fazer para alcançar Igbodun, tornando-se mais poderoso que todas as criaturas, às vezes até mais do que o Orishas, então tem os segredos que acalmar e evitar acidentes, envenenamentos, etc. E os animais todos tiveram de aceitar o homem como Rei e cair abaixo dela. O homem conseguiu dominar a natureza, de modo que este Odu chamado EGAT pære de vida.
NOTA: Neste Odu, você não pode parar de fazer sacrifícios (EBO)
29- É adivinhado a OTU quando ele foi para IFE.
ARUGBO NLA NIISE FEGUNFEGUN ORI, foi quem adivinhava para OTU quando ele foi para IFE para fazer o seu trabalho de adivinhação. Ele disse para sacrificar: 2 pólos e 2 carneiros. Ele também foi dito que ele não voltaria em breve.
UTO fez o sacrifício e permaneceu muito tempo na prática da adivinhação em IFE.
30- É adivinhado a ORUNMILA quando ele foi criado.
ARUGBO OBA NI GBODILE NSO, NSE IDI Agbani JEKUJEKE foram aqueles que adivinhava para ORUNMILA quando ele estava prestes a descobrir se estabelecer em uma cidade. Foi solicitado a sacrificar: 1 Grupo formigas de fogo, sabão preto e 40 búzios, e tudo isso colocar uma corda no escuro, um pedaço de pano branco e um grupo de Aspen. ORUNMILA fez o sacrifício.
Babalawos ORUNMILA aconselhados a semear kills álamo em um bosque e amarre as cauries ele. Ela tinha que tomar banho com sabão, folhas de álamo e fileiras de formigas. Deve usar pano branco para cobrir.
Se este Ifa encarna alguém deve fazer o dito acima.
Babalawos vai dizer com certeza onde ele plantou a árvore, trocaria.
Você adivinhou
31- para OTU ficar rico.
OJOJOSE IDIOERE adivinhou Ifa para OTU para ficar rico ou obter riqueza. Ele foi aconselhado a oferecer sacrifícios. Ele fez o sacrifício.
O OTU Babalawo avisados para não matar a tartaruga, mas vendê-lo para ele. Após uma série de adivinhações de sorte, ele iria decidir onde vender as tartarugas. Quando ele chegou à cidade, ele ofereceu 8 sacos de dinheiro para as tartarugas. Exu OTU aconselhados a não aceitar o preço. Exu é sempre a favor daqueles que fizeram sacrifícios. Quando o preço subiu para centenas de sacos de dinheiro, Exu aconselhou-o a aceitar a oferta. Assim, OTU ficou rico.
O Babalawo disse que o dia OTU comprado as tartarugas serão chamados OTURA MEJI.
32- É adivinhado a ORUNMILA para que ele pudesse governar.
Quando ORUNMILA foi para adivinhação, ele foi convidado a sacrificar para que ele pudesse governar a sua cidade a cerca. ORUNMILA disse: Qual é o sacrifício? Babalawos disse: 6 esteiras, 6 penas de papagaio, 6 cabras e cauries 1200.
Foi-me dito que as pessoas de todo o mundo vêm para homenageá-lo para o tapete. ORUNMILA fez o sacrifício e as pessoas de todo o mundo veio para homenageá-lo. Desde esse dia, os Babalawos consultar sobre esteiras.