Orisha: Obatalá

  • Sincretismo católico: Nossa Senhora das Mercês.
  • Celebração: 24 de Setembro.
  • Vestimenta: Branca com adereços prateados.
  • Miçangas: Brancas, intercaladas com marfim e madrepérolas.
  • Ferramentas rituais: Espanta-moscas de rabo de cavalo branco ou de vaca; uma bengala.
  • Sacrifícios: Cabra, bode, galinhas, galos, pombos e galinhas d’Angola.
  • Tabus: Sal, azeite-de-dendê e licor.
  • Número ritual: 8

Obatalá é o orisha da criação, da paz e da pureza. Seu nome significa “rei que veste de branco” ou “rei de roupas brancas”. Olodumaré lhe confiou a criação dos seres humanos. Mas Obatalá amava o vinho-de-palma, e uma noite, sob os efeitos do vinho, acidentalmente criou um número de seres deformados. Deste descuido nasceram o albino, o anão, o corcunda, o torto, o coxo e outros seres humanos malformados. 

Ainda que se lhe tenha confiado a modelagem dos corpos, a vida é domínio exclusivo de Olodumaré, e naquele entardecer em que Olodumaré desceu para assoprar vida à criação de Obatalá, aquela prole de Obatalá cobrou vida. Desde aquele dia, todo indivíduo com algum defeito de nascença é considerado um ení orisha — protegido pelo orisha— e um omó de Obatalá. Toda pessoa com qualquer tipo de defeito físico, deverá ser ordenada para Obatalá, ainda que seu orisha tenha sido previamente identificado como qualquer outro.

Os Lukumis reconhecem numerosas qualidades ou avatares de Obatalá. Por serem muitos, há uma grande variedade na personalidade deste orisha. Ajáguna — o poderoso guerreiro e amante da guerra que muitos consideram ser o Shangó dos Obatalás; o enfraquecido Yekú Yekú— cego e corcunda, que representa os pensamentos na ancianidade e a sabedoria que a acompanha; Alagéma— o camaleão que testou a solidez da Terra para assegurar que fosse suficientemente firme como para nela se estabelecerem os humanos; e Oshaogiyán— o maduro, qualidade equilibrada de Obatalá, que conhece o sofrimento causado pela guerra e tenta consolar a humanidade com maturidade e compreensão. Algumas qualidades—Oshanlá (Orishanlá), Obanlá, e Erú Ayé— são consideradas femininas, numa clara influência Egbado. Há cerca de cinqüenta qualidades de Obatalá. Ademais, Obatalá tem vários delegados, um grupo inteiro de divindades tipicamente referidas como orishas fúnfún — orishas brancos— que serão descritas mais adiante.

Comentários

Postagens mais vista

OTURA OKANA / OTURA TIKU

OGUNDA KANA

OYEKUN IWORI

OYEKUN OGBE

OYEKUN OSA

OTURA MEJI

OYEKUN OTRUPON

OYEKUN OSHE

OTURA MELLI - OTURA MEJI

IWORI OJUANI / IWORI WANI

Seguidores

Visitantes