Orisha: Shangó

  • Sincretismo católico: Santa Bárbara
  • Celebração: 4 de Dezembro
  • Vestimenta: Vermelha com adereços dourados.
  • Miçangas: Vermelhas e brancas.
  • Ferramenta ritual: Um machado duplo.
  • Sacrifícios: Carneiros, bezerros, tartarugas, codornas, galos e galinhas d’Angola.
  • Tabus: Nenhum
  • Número ritual: 6

Deus do trovão, do fogo e da virilidade. Shangó foi o quarto Alafín—rei—do Império de Oyó, uma poderosa nação da África Ocidental que exerceu considerável controle sobre a área durante quatro séculos. Após sua morte, Shangó foi divinizado e ascendido ao status de orisha. Sua adoração tornou-se tão popular que eclipsou o culto dos primeiros deuses do trovão, chamados Jakutá—lançador de pedras, e Oramfé (Oranifé)—uma divindade de Ilé Ifé.

Shangó é provavelmente o orisha mais popular do panteão Lukumi. Isto é provavelmente influência dos inumeráveis mitos que descrevem seu charme e natureza viril, recontando suas múltiplas aventuras românticas com diversas mulheres.

Shangó despreza as mentiras e a fofoca. Sua raiva faz-se evidente através do trovão e do raio. Quando é ofendido, transforma-se na tormenta ameaçadora cujo raio executa suas sentenças. Também é um carrasco a serviço de Olodumaré—punindo àqueles que ofenderam o Criador ou violaram seus ditames divinos.

Quando Shangó possui alguém, é um ávido dançarino cheio de maestria. Brande seu oshé— machado duplo— através do ar, simbolicamente retalhando a maldade ou decepando a cabeça de um inimigo. Tem relacionamento direto com muitos orishas. Obá foi sua esposa legítima, porém, sua falta de beleza o distanciou dela. Ele encontrou sua igual em Oyá, sua segunda esposa, companheira e confidente. Oyá e Shangó são tão afins que podem ser descritos como duas caras de uma mesma moeda. A sensual Oshún foi sua mulher preferida. Esta é o único orisha que conseguiu manipular Shangó em alguma coisa. Quando se encontram em um wemilere, Shangó quase sempre tentará seduzir Oshún e ela o ignorará com cinismo sedutor, típico desta orisha dada aos flertes.

Em La Habana, Shangó não possui qualidades, mas os Olorishas em Matanzas identificam qualidades para Shangó.

Comentários

Postagens mais vista

OTURA OKANA / OTURA TIKU

OGUNDA KANA

OYEKUN IWORI

OYEKUN OGBE

OYEKUN OSA

OTURA MEJI

OYEKUN OTRUPON

OYEKUN OSHE

OTURA MELLI - OTURA MEJI

IWORI OJUANI / IWORI WANI

Seguidores

Visitantes