OGBE DI


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REZA DE OGBE DI.

Ogbedi Kaka, Ogbedi Lele, ada xaxá asiko ebana adifafun ati Ogun tinxo oka mamá okpa marun elebó.


  • Neste Odu Xangô garante, gratuitamente, a sua proteção.
  • Para que os Awo deste Odu não fiquem impotentes têm que praticar sexo com suas mulheres quando estiverem menstruadas.
  • Neste Odu nasceu o hábito de piscar os olhos para mante-los sempre úmidos.
  • Nasceram os maus desejos entre as pessoas.
  • Nasceram as negatividades que atormentam a vida dos homens.
  • Nasceram as utilidades dos anzóis.
  • Nasceu a obrigação de pagar-se a quem colhe ervas litúrgicas.
  • Nasceu o segredo de louvar-se Ori com pimenta-da-costa.
  • Foi neste caminho que o homem aliou-se ao ajapá para refrear o cavalo de Obatalá.
  • Se a mãe do cliente estiver morta, surgindo este Odu, tem-se que dar alguma coisa ao seu Egun.
  • Para dar Pinado48 ao afilhado que tenha este signo, o Awo tem que fazer muitas cerimônias para não se prejudicar.
  • Para fazer borí para o Awo deste Odu, é preciso também muito orô49, para que nenhum mal venha ocorrer ao oficiante.
  • É por este caminho que se dá um carneiro a Xangô.
  • Proíbe o consumo do café.
  • Cerimônia de graduação dos sacerdotes de Orunmilá.
  •  Ritual, cerimônia religiosa.

Dice Ifá

É o Odu encarregado de despertar Orunmilá.

As filhas de Ogbedi devem viver na companhia de um Babalawo.

Indica a existência de um rapaz que gosta de abusar de meninas muito jovens e que, por este motivo, poderá ser preso, o que só servirá para degenerar ainda mais o seu caráter.

Para que isto não aconteça, faz-se ebó com um galo, duas galinhas, oito favas de aberé e dois cordões do tamanho de seu pé esquerdo. Tira-se a medida do pé do rapaz e dão-se sete nós em cada cordão. Um cordão vai integrar o ebó, o outro deve permanecer embaixo de seu travesseiro.

ITANS DE OGBEDI.

1 - Orunmilá chegou a um vilarejo onde foi tão mal recebido e desprezado, que teve que oferecer uma festa com muita comida e bebida, para restabelecer o seu prestígio.

Deve-se oferecer adimú a Orunmilá, para não ser desprezado pelas pessoas.

2 - Numa manhã bem cedo, um rapaz ainda jovem, chegou à casa de Orunmilá onde foi recebido por Yeyematero.

Logo que foi atendido, o rapaz falou: "Vim a mando de Oxun, com a incumbência de despertar Orunmilá."

Observando-o atentamente, Yeyematero respondeu simplesmente: "Desperta-o então!"

O rapaz, prontamente, ajoelhou-se diante de Orunmilá para quem endereçou a seguinte prece: "Ogbedi Kaka, Ogbedi Lele, adifajoko barabamiregun adifafun Oxun, adifafun Ogun, Obinin Ogbesá Yeyematero afefe lo salu osolode awo loda lo ikin"

Então, Orunmilá despertou tranqüilamente e, neste exato momento, Oxun e Ogun bateram em sua porta, saudando ao dono da casa: "Boru, boiye, boxexe!"

Depois de responder a saudação, Orunmilá perguntou: "Quem é este jovem que demonstra tanto saber?"

"É Ogbedi..".- respondeu Yeyematero -"...Awo da Terra Ijexá que, a partir de hoje, substituirá Ogbesá, na tarefa de despertar o Senhor do Saber".

A partir deste dia, Ogbedi, por sua sabedoria, ficou encarregado de despertar Orunmilá todas as manhãs, com sua prece poderosa.

Dice Ifá

AMASÍ DE OGBEDI.

Folhas de bredo branco (Amaranthus viridis. Lin); romero (Rosmarinus officinalos); planatillo-de-Cuba (Ewe olubo - Nagô); botão-de-ouro; era; três pombos brancos; duas galinhas; quatro velas; obí; efun; mel; otí; um bastão de madeira; um pedaço de sabão branco; um pedaço de sabão amarelo; uma cabacinha; um lençol; bucha vegetal; uma muda de roupas velhas e uma muda de roupas novas totalmente branca.

São necessários dois Awos para fazer este amasí, e um dos pombos é reservado para que se limpem, quando terminar o trabalho.

Quina-se as folhas e procede-se como na confecção de qualquer amasí, acrescentando todos os componentes. Depois de pronto, rasga-se a roupa velha no corpo da pessoa, dá-se-lhe o banho de amasí e coloca-se a roupa branca.

AXÉ DE SEGURANÇA POR OGBEDI

Limalha de vários tipos de metais; milho; duas lacraias; cabeça e ventre de formiga grande; casca de ovo de galinha; pó de casca de ovo de pomba; de penas de galinha e de pombo; 21 formigas; terra de formigueiro; 21 atarés; raspa de chifre de boi; raiz de saco-saco; raiz de paineira, raiz de palmeira imperial; cardo santo; canutilho; folha de pata-de-galinha; pega-pinto; terra de sepultura; 7 talos de plantas diferentes (perguntados no jogo) e pó de cabeça de ratão-do-mato. Coloca-se tudo dentro de um porrãozinho de barro, completa-se com tabatinga e se enrola contas de cores diversas ao redor.

EXÚ AFLEKETE (É um Exú de origem fon).

Confecciona-se a massa com pó de inhame misturado com pó de efun. Espalha-se o pó resultante sobre o opon e marca-se Ogbedi. Coloca-se o otá escolhido sobre o pó já marcado e sacrifica-se um pombo sobre tudo.

Depois, à massa resultante, mistura-se osun; obí ralado; aridã; pó de leri ajá50; terra de casa; de quatro esquinas; de diferentes lugares onde haja movimento de gente; casca de 7 árvores diferentes; 7 atarés; sete folhas de ervas frescas; pó de osso de egun omobirin51 e sete folhas de Exú.  Modela-se o Exú e enfeita-se com 101 búzios.

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