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REZA DE OGBE DI.
Ogbedi Kaka, Ogbedi Lele, ada xaxá asiko ebana adifafun ati Ogun tinxo oka mamá okpa marun elebó.
- Neste Odu Xangô garante, gratuitamente, a sua proteção.
- Para que os Awo deste Odu não fiquem impotentes têm que praticar sexo com suas mulheres quando estiverem menstruadas.
- Neste Odu nasceu o hábito de piscar os olhos para mante-los sempre úmidos.
- Nasceram os maus desejos entre as pessoas.
- Nasceram as negatividades que atormentam a vida dos homens.
- Nasceram as utilidades dos anzóis.
- Nasceu a obrigação de pagar-se a quem colhe ervas litúrgicas.
- Nasceu o segredo de louvar-se Ori com pimenta-da-costa.
- Foi neste caminho que o homem aliou-se ao ajapá para refrear o cavalo de Obatalá.
- Se a mãe do cliente estiver morta, surgindo este Odu, tem-se que dar alguma coisa ao seu Egun.
- Para dar Pinado48 ao afilhado que tenha este signo, o Awo tem que fazer muitas cerimônias para não se prejudicar.
- Para fazer borí para o Awo deste Odu, é preciso também muito orô49, para que nenhum mal venha ocorrer ao oficiante.
- É por este caminho que se dá um carneiro a Xangô.
- Proíbe o consumo do café.
- Cerimônia de graduação dos sacerdotes de Orunmilá.
- Ritual, cerimônia religiosa.
Dice Ifá
É o Odu encarregado de despertar Orunmilá.
As filhas de Ogbedi devem viver na companhia de um Babalawo.
Indica a existência de um rapaz que gosta de abusar de meninas muito jovens e que, por este motivo, poderá ser preso, o que só servirá para degenerar ainda mais o seu caráter.
Para que isto não aconteça, faz-se ebó com um galo, duas galinhas, oito favas de aberé e dois cordões do tamanho de seu pé esquerdo. Tira-se a medida do pé do rapaz e dão-se sete nós em cada cordão. Um cordão vai integrar o ebó, o outro deve permanecer embaixo de seu travesseiro.
ITANS DE OGBEDI.
1 - Orunmilá chegou a um vilarejo onde foi tão mal recebido e desprezado, que teve que oferecer uma festa com muita comida e bebida, para restabelecer o seu prestígio.
Deve-se oferecer adimú a Orunmilá, para não ser desprezado pelas pessoas.
2 - Numa manhã bem cedo, um rapaz ainda jovem, chegou à casa de Orunmilá onde foi recebido por Yeyematero.
Logo que foi atendido, o rapaz falou: "Vim a mando de Oxun, com a incumbência de despertar Orunmilá."
Observando-o atentamente, Yeyematero respondeu simplesmente: "Desperta-o então!"
O rapaz, prontamente, ajoelhou-se diante de Orunmilá para quem endereçou a seguinte prece: "Ogbedi Kaka, Ogbedi Lele, adifajoko barabamiregun adifafun Oxun, adifafun Ogun, Obinin Ogbesá Yeyematero afefe lo salu osolode awo loda lo ikin"
Então, Orunmilá despertou tranqüilamente e, neste exato momento, Oxun e Ogun bateram em sua porta, saudando ao dono da casa: "Boru, boiye, boxexe!"
Depois de responder a saudação, Orunmilá perguntou: "Quem é este jovem que demonstra tanto saber?"
"É Ogbedi..".- respondeu Yeyematero -"...Awo da Terra Ijexá que, a partir de hoje, substituirá Ogbesá, na tarefa de despertar o Senhor do Saber".
A partir deste dia, Ogbedi, por sua sabedoria, ficou encarregado de despertar Orunmilá todas as manhãs, com sua prece poderosa.
Dice Ifá
Folhas de bredo branco (Amaranthus viridis. Lin); romero (Rosmarinus officinalos); planatillo-de-Cuba (Ewe olubo - Nagô); botão-de-ouro; era; três pombos brancos; duas galinhas; quatro velas; obí; efun; mel; otí; um bastão de madeira; um pedaço de sabão branco; um pedaço de sabão amarelo; uma cabacinha; um lençol; bucha vegetal; uma muda de roupas velhas e uma muda de roupas novas totalmente branca.
São necessários dois Awos para fazer este amasí, e um dos pombos é reservado para que se limpem, quando terminar o trabalho.
Quina-se as folhas e procede-se como na confecção de qualquer amasí, acrescentando todos os componentes. Depois de pronto, rasga-se a roupa velha no corpo da pessoa, dá-se-lhe o banho de amasí e coloca-se a roupa branca.
AXÉ DE SEGURANÇA POR OGBEDI
Limalha de vários tipos de metais; milho; duas lacraias; cabeça e ventre de formiga grande; casca de ovo de galinha; pó de casca de ovo de pomba; de penas de galinha e de pombo; 21 formigas; terra de formigueiro; 21 atarés; raspa de chifre de boi; raiz de saco-saco; raiz de paineira, raiz de palmeira imperial; cardo santo; canutilho; folha de pata-de-galinha; pega-pinto; terra de sepultura; 7 talos de plantas diferentes (perguntados no jogo) e pó de cabeça de ratão-do-mato. Coloca-se tudo dentro de um porrãozinho de barro, completa-se com tabatinga e se enrola contas de cores diversas ao redor.
EXÚ AFLEKETE (É um Exú de origem fon).
Confecciona-se a massa com pó de inhame misturado com pó de efun. Espalha-se o pó resultante sobre o opon e marca-se Ogbedi. Coloca-se o otá escolhido sobre o pó já marcado e sacrifica-se um pombo sobre tudo.
Depois, à massa resultante, mistura-se osun; obí ralado; aridã; pó de leri ajá50; terra de casa; de quatro esquinas; de diferentes lugares onde haja movimento de gente; casca de 7 árvores diferentes; 7 atarés; sete folhas de ervas frescas; pó de osso de egun omobirin51 e sete folhas de Exú. Modela-se o Exú e enfeita-se com 101 búzios.