Orisha: Dadá & Bayaní (Ibañálé, Abañálé)

  • Sincretismo católico: Nossa Senhora do Rosário e São Raimundo Nonato.
  • Celebração: – .
  • Vestimenta: Branca com adereços vermelhos.
  • Miçangas: Brancas e vermelhas, enfeitadas com cauris.
  • Ferramenta ritual : Coroa feita de cabaça, com fileiras pendentes de contas e cauris
  • Sacrifícios: Cordeiro, pombos e galinhas d’Angola (algumas linhagens sacrificam galos)
  • Tabus: Nenhum.
  • Números rituais: 4, 6, e 12

Dadá é o deus das crianças não nascidas. É um dos orishas relacionado com o desenvolvimento e cuidado do embrião humano. Acredita-se que crianças nascidas com tufos de cabelo à semelhança de uma coroa, sejam filhos de Dadá. Os Lukumis acreditam que Dadá é a irmã mais velha que criou Shangó. Dadá e Bayaní estão especialmente ligados a Shangó, através de qual os omó de Dadá são ordenados, ainda que as pessoas com Dadá como orisha tutelar, sejam muito poucas. Na Cuba pré-revolucionária, houve um mero punhado de ordenações para Dadá. Bayaní é a coroa de Shangó, uma conselheira pacifista que o ajuda a governar com a cabeça no lugar. Como no caso de Erinle e de Abatán, estes dois orishas são consagrados juntos. Os símbolos de Dadá ficam em um recipiente coberto pela cabaça-coroa enfeitada com contas e cauris que representam Bayaní. Da primeira, diz-se que nutre o omó de Shangó para quem o orisha é consagrado. Acredita-se que a última propicie razoabilidade e juízo, bem como estabilidade espiritual e física.

Dadá é um orisha enigmático. Na maioria dos mitos Lukumis, Dadá é descrito como a irmã mais velha de Shangó, sendo-lhe creditada sua criação. Contudo, no ritual, e especialmente na ordem de cantos, Dadá é agrupado aos orishas masculinos. Os instrumentos de Dadá, dentre eles destacaremos o edún ará—pedra-de-raio, são principalmente masculinos. Bayaní é quem possui mais atributos femininos, representados pelas doze tranças que pendem da cabaça-coroa, feitas com contas e cauris.

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